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Religação de Energia

Entenda como funciona o processo de religação e evite multas por autoreligação.

A religação é o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em uma unidade consumidora que teve o serviço suspenso, por falta de pagamento de sua conta de energia. Após o pagamento e a solicitação, a CPFL realiza a religação em até 24 horas em áreas urbanas e em áreas rurais até 48 horas.

Como solicitar a religação?

1º passo:
Realize o pagamento de todos as faturas de energia vencidas até a data em que está fazendo a solicitação de religação 

2º segundo passo 
Após a realização dos pagamentos das faturas, você pode realizar a solicitação da sua religa, clique no botão abaixo para solicitar:
 

Acessar serviço
 

3º terceiro passo:
Após realizar a sua solicitação, fique tranquilo pois a CPFL em até 24 horas em áreas urbanas e em áreas rurais até 48 horas, reestabelecemos a sua energia.

O que é Autoreligação?

A auto religação ocorre quando o consumidor restabelece o fornecimento de energia por conta própria, sem autorização da distribuidora. Essa prática é irregular e sujeita à aplicação de multa, conforme previsto nos artigos 374 e 376 da Resolução Normativa ANEEL nº 1000.

A religação deve ser feita exclusivamente pela CPFL, pois além de contrariar a norma da Agência Nacional de Energia Elétrica, prezamos sempre pela segurança e eficiência no atendimento.

 Estamos aqui para garantir não apenas eficiência no atendimento, mas também proteção e cuidado com você e sua família.

Ficou com alguma dúvida? Acesse nossa FAQ abaixo:

    É uma cobrança aplicada quando o consumidor se auto religa a energia da sua residência por conta própria, sem autorização da distribuidora, após o fornecimento ter sido suspenso por falta de pagamento ou outro motivo.

    A multa tem como objetivo coibir práticas irregulares e preservar a segurança do sistema elétrico. A auto religação pode gerar riscos técnicos e financeiros para a distribuidora e para toda a coletividade.

     Além disso, essa prática pode colocar em risco a integridade das instalações e, principalmente, a vida das pessoas. Por isso, é fundamental que a religação seja feita exclusivamente pela distribuidora, de forma segura e dentro das normas da ANEEL. 

     Nosso compromisso é cuidar da sua energia com responsabilidade, segurança e respeito à sua vida.

    Sim. A auto religação não realizada pela CPFL é irregular e pode resultar em nova suspensão imediata do fornecimento da sua energia, além de cobranças adicionais.

    O valor pode variar.
    A CPFL pode cobrar até 50% do custo administrativo de inspeção homologado pela ANEEL, quando a suspensão tiver sido feita apenas com o desligamento do disjuntor (Art. 369).

      

    Empresa 

    Gr. AB 

    No. de Fases 

    Taxa 

    Paulista 

    A 

    0-3 

     R$               2.769,40  

    B 

    1 

     R$                     83,04  

    B 

    2 

     R$                   124,60  

    B 

    3 

     R$                   207,71  

    Piratininga 

    A 

    0-3 

     R$               2.594,24  

    B 

    1 

     R$                     77,80  

    B 

    2 

     R$                   116,72  

    B 

    3 

     R$                   194,59  

    Santa Cruz 

    A 

    0-3 

     R$               2.714,57  

    B 

    1 

     R$                     81,41  

    B 

    2 

     R$                   122,11  

    B 

    3 

     R$                   203,60  

    RGE 

    A 

    0-3 

     R$               2.793,48  

    B 

    1 

     R$                     83,78  

    B 

    2 

     R$                   125,67  

    B 

    3 

     R$                   209,52 

    Sim. A base legal está nos Artigos 367 a 369 da Resolução Normativa ANEEL nº 1000/2021, que tratam da auto religação e das condições de cobrança. 

    Evite se auto religar a energia por conta própria.
    Após o pagamento, Solicite a religação pelos nossos canais e aguarde o atendimento da equipe autorizada pela CPFL, que acontece dentro do prazo regulementado pela ANEEL. 

    Sim. O pagamento da fatura não autoriza a auto religação imediata por conta própria.
    A religação deve ser feita somente pela CPFL, após a confirmação do pagamento

    Sim. A CPFL geralmente permite o parcelamento de débitos, incluindo multas.
    Entre em contato com nossos canais de atendimento para verificar as condições disponíveis.

    Sim. A distribuidora notifica o consumidor com antecedência sobre a suspensão do fornecimento em sua fatura de energia.

    📱 Atendimento CPFL: pelos canais oficiais de contato
    📚 Consulte a Resolução Normativa nº 1000/2021 para mais detalhes

    Informações importantes
    De acordo com o Art. 621, inciso VII da Resolução Normativa ANEEL nº 1000/2021,
    se for comprovada a religação irregular, a distribuidora não tem obrigação de ressarcir danos elétricos em equipamentos da unidade consumidora.

    Ou seja, além da multa, o consumidor pode perder o direito à indenização por prejuízos causados em aparelhos, caso a religação tenha sido feita de forma irregular.