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Buscando melhoria contínua e inovação, a CPFL está investindo na substituição dos medidores tradicionais por medidores mais modernos e tele medidos. Essa atualização faz parte do nosso compromisso com a qualidade do serviço e com a adoção de novas tecnologias, visando aprimorar a gestão dos processos de medição e oferecer uma experiência ainda mais eficiente e transparente. 

O que é um Medidor Telemedido?

O medidor de energia elétrica tele medido é um dispositivo moderno que conta com um módulo de comunicação, permitindo o envio e recebimento de dados entre o medidor e os sistemas de coleta de dados da CPFL. 

Benefícios da troca do medidor:

Essa alteração é rápida, não tem custo nenhum para você e no futuro disponibilizaremos outras melhorias, como por exemplo o acompanhamento do seu consumo diariamente para que você tenha maior controle sobre sua conta de luz. 

Assista ao vídeo e entenda como funcionam os medidores inteligentes!

Quem será beneficiado?

Instalações que recebem energia em baixa tensão (residências, comércios, indústrias e outras classes de consumo) localizadas nos municípios selecionados

Quando ocorrerá a troca?

A substituição dos medidores será realizada entre junho de 2025 e maio de 2027. Durante esse período, nossa equipe entrará em contato para realizar a atualização.

Municípios selecionados para a substituição de medidores em 2025:

  • Barra do Jacaré
  • Canitar
  • Chavantes
  • Itapetininga
  • Jacarezinho
  • Ourinhos
  • Ribeirão Claro
  • São Pedro do Turvo
  • Ubirajara
  • São Roque
  • Sorocaba

Saiba como funciona o novo medidor de energia:

    É um medidor de energia elétrica que possui um módulo de comunicação, permitindo o envio e recebimento de dados de forma remota. Isso significa que a leitura do consumo de energia, que normalmente exigiria a visita de um funcionário ao local, pode ser feita à distância. Somente a distribuidora tem acesso a esse medidor. 

    Estamos substituindo os medidores para aprimorar a qualidade e oferecer serviços mais eficientes.

    Não. A troca do medidor é totalmente gratuita.

    Não! Somente instalações de Baixa Tensão (Grupo B) nos municípios selecionados serão contempladas com essa atualização. 

    Confira a lista dos municípios beneficiados em 2025:

    • Barra do Jacaré

    • Canitar

    • Chavantes

    • Itapetininga

    • Jacarezinho

    • Ourinhos 

    • Ribeirão Claro

    • São Pedro do Turvo

    • São Roque

    • Ubirajara

    • Sorocaba

    A troca dos medidores começará a partir de junho de 2025 nos municípios contemplados. 

    Confira a lista dos municípios que serão beneficiados em 2025:

    • Barra do Jacaré

    • Canitar

    • Chavantes

    • Itapetininga

    • Jacarezinho

    • Ourinhos 

    • Ribeirão Claro

    • São Pedro do Turvo

    • São Roque

    • Sorocaba

    • Ubirajara

    Sim, o novo medidor também possui o visor com a leitura no formato digital de fácil visualização.

    Esses são os modelos dos novos medidores:

    Novos medidores de telemedição, o modelo Nansen NSX e o Modelo Zeus NG

     

    As informações no visor deste medidor mudam a cada 6 segundos.

    No mínimo esse medidor vai apresentar 3 códigos no visor, um a cada 6 segundos: 

    Código 03 = é o registro do consumo. Esse código mostra a leitura do que foi consumido na instalação.

    Código 103  = é o registro de Geração Distribuída. Esse código registra a leitura da energia que foi produzida. Ou seja, só vai ser usado para quem tem geração Distribuída na instalação.

    Código 88  = é o teste de display do medidor. É uma funcionalidade dos medidores desse modelo. Não é necessário fazer nada.

    Em algumas instalações o medidor vai apresentar outros códigos, por exemplo para as instalações com opção de Tarifa Branca ou com atividade de irrigação, entre outras situações. Mas na maioria das instalações, o medidor vai apresentar esses 3 códigos.

    Os clientes que não têm Geração Distribuída e nenhuma tarifação diferenciada, para saber a leitura devem considerar apenas o que aparecer no código 03. No código 103 a leitura estará zerada ou paralisada.

    Nessa figura é possível ver onde fica o código e onde ver a leitura do medidor.



     

    Essa alteração é rápida, sem custo algum para você, e permitirá que a leitura do seu consumo seja feita de forma remota. Em alguns meses, você poderá acompanhar seu consumo diariamente, utilizando o aplicativo CPFL Energia.

    Durante a troca, haverá uma breve interrupção no fornecimento de energia, de alguns minutos, para a retirada do medidor antigo e instalação do novo. Se você já informou à CPFL sobre a existência de equipamentos essenciais à sobrevivência na sua residência, não se preocupe: a troca do medidor não alterará essa informação no seu cadastro.

    Não. A troca do medidor é uma responsabilidade da distribuidora, conforme as normas da ANEEL (art. 228 da REN 1000/2021), que garantem equipamentos atualizados e em conformidade com a regulamentação.

    Consulte a Resolução Normativa 1000/ANEEL.

    Não, o novo medidor possui funcionalidades que atendem tanto clientes com Tarifa Branca quanto aqueles com Microgeração em sua instalação.

    Fique tranquilo, a troca do medidor não altera seu benefício da Tarifa Social.

     Além da equipe própria de eletricistas da CPFL, também contamos com outras empresas contratadas para realizar a troca dos medidores no seu município.  

     

    Dessa forma, você poderá receber a visita de uma dessas equipes para trocar seu medidor:  

    • Equipe própria de eletricistas da CPFL 

    • Equipe de eletricistas da SIRTEC 

    • Equipe de eletricistas da Energia Ativa 

    • Equipe de eletricistas da HEXING 

    • Equipe de eletricistas da ELENG 

     

    Equipe de eletricistas da SIRTEC

    Nome empresa: SIRTEC SISTEMAS ELETRICOS LTDA

    Modelo do uniforme que as equipes estão usando

     

     Frente do uniforme


     

    Costas do uniforme


     

    Crachá de identificação


     

     

    Equipe de eletricistas da ENERGIA ATIVA 

    Nome empresa: ENERGIA ATIVA

    Modelo do uniforme que as equipes estão usando

     

    Frente do uniforme


     

    Costas do uniforme


     

    Crachá de identificação


     

     

     

    Equipe de eletricistas da HEXING 

    Nome empresa: HEXING 

    Modelo do uniforme que as equipes estão usando

     

    Frente do uniforme


     

    Costas do uniforme


     

    Crachá de identificação


     

     

    Equipe de eletricistas da ELENG 

    Nome empresa: ELENG ENGENHARIA LTDA 

    Modelo do uniforme que as equipes estão usando

     

    Frente do uniforme

    Criança de uniforme azul e branco</p>
<p>O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

    Costas do uniforme

    Grupo de homens em pé</p>
<p>O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

     

    Crachá de identificação

    Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de texto</p>
<p>O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

    Se houver qualquer dúvida, entre em contato conosco CPFL.  

    Não é necessário que haja alguém no local, mas a caixa do medidor (relógio) deve estar com acesso livre. Após a troca, será deixado um cartão com informações sobre a troca, incluindo a identificação da instalação, o número e a leitura dos medidores retirado e instalado. Caso seja necessária a presença de um responsável, os eletricistas entrarão em contato. 

    Não. Não haverá custo algum no momento da troca do medidor ou após a instalação. Em caso de dúvidas ou cobranças indevidas, entre em contato com conosco através do canais de atendimento. 

    Nada mudará na sua relação com a CPFL. A troca do medidor é parte da atualização do sistema elétrico da distribuidora.

    Nada mudará. As tarifas e taxas permanecem as mesmas do medidor convencional. A troca do medidor é apenas uma atualização do sistema elétrico da distribuidora.

    Não, o consumo registrado pelo medidor depende dos hábitos de consumo das pessoas e dos equipamentos elétricos do imóvel. Só haverá aumento no consumo se houver mudança de hábito ou mudança dos equipamentos elétricos.

    Confira algumas dicas para economia de energia:

    Dicas de Consumo | Mudanças de Hábitos
    Dicas de Consumo | Eficiência de Equipamentos
    Dicas de Consumo | Equipamentos Novos
    Dicas de Consumo Inteligente | CPFL
     

    Sim, não haverá problemas. Basta seguir os mesmos passos para a instalação.  Para mais informações, acesse aqui.

    Se sua instalação está em um dos municípios selecionados para essa atualização e é atendida em Baixa Tensão (Grupo B), mas ainda não possui medidor telemedido, não se preocupe. Todos os medidores do Grupo B serão substituídos. Pedimos que deixe o acesso ao medidor livre para facilitar a troca.

    Você não precisa tomar nenhuma ação com o comunicado. Ele serve para informar que a substituição foi realizada e apresentar as leituras dos medidores retirado e instalado.

    Você não precisa tomar nenhuma ação com este documento. Ele serve para registrar as informações encontradas durante a inspeção, que serão analisadas pela CPFL. Caso sejam identificadas divergências, como energia consumida sem o registro adequado no medidor, uma carta de comunicação será emitida com todas as informações. Quer saber mais? Acesse aqui.

    A primeira conta após a troca do medidor será calculada com o consumo registrado no medidor antigo até a data da troca e o consumo do novo medidor.

    Segue um exemplo:

    exemplo consumo medidor

    Para verificar se o medidor (relógio) instalado em seu imóvel está com bom funcionamento, é necessário a realização de alguns testes simples que podem durar até 15 minutos:

    Importante saber antes de iniciar os testes: 

    No medidor tem no mínimo 3 leds (luz vermelha)

    •       01 led que fica aceso direto, indica que está ligado
    •       01 led que está escrito WH, este que deve ser verificado nos testes
    •       01led energia reativa VARH

    PRIMEIRO TESTE: Retire todos os equipamentos das tomadas, apague todas as lâmpadas, de forma que na instalação esteja tudo desligado. Observe o led do medidor.

    Após isso, verifique:

    O LED “Wh” parou de piscar

    Aguarde 15 minutos. Se nesse tempo o led onde consta a descrição “Wh” não piscou é sinal que está tudo em ordem com o medidor e com a instalação de energia. Não há problema com o medidor e nem fuga de energia. 

    O LED “Wh” continua piscando

    Caso o LED da descrição “Wh” do medidor continue piscando é necessário continuar com o teste para verificar se o problema está no medidor ou na instalação elétrica. 

    SEGUNDO TESTE: Desligue o disjuntor geral, no padrão de energia. Observe o led do medidor.

    Após isso, verifique:

    O LED “Wh” parou de piscar

    Aguarde 15 minutos. Se nesse tempo o led com a descrição “Wh” não piscou está confirmado que não existe defeito no medidor, mas pode existir algum defeito interno nas instalações elétricas do imóvel. Neste caso é necessário chamar um eletricista particular de sua confiança para verificação das instalações do imóvel (fios, cabos, equipamentos, rede interna etc.).

    O LED “Wh” continua piscando

    Caso o LED da descrição “Wh” do medidor continue piscando, entre em contato novamente com a CPFL para solicitar uma verificação no medidor.