

Buscando melhoria contínua e inovação, a CPFL está investindo na substituição dos medidores tradicionais por medidores mais modernos e telemedidos. Essa atualização faz parte do nosso compromisso com a qualidade do serviço e com a adoção de novas tecnologias, visando aprimorar a gestão dos processos de medição e oferecer uma experiência ainda mais eficiente e transparente.
O que é um Medidor Telemedido?
O medidor de energia elétrica telemedido é um dispositivo moderno que conta com um módulo de comunicação, permitindo o envio e recebimento de dados entre o medidor e os sistemas de coleta de dados da CPFL.
Benefícios da troca do medidor:
Essa alteração é rápida, não tem custo nenhum para você e no futuro disponibilizaremos outras melhorias, como por exemplo o acompanhamento do seu consumo diariamente para que você tenha maior controle sobre sua conta de luz.
Assista ao vídeo e entenda como funcionam os medidores inteligentes!
Quem será beneficiado?
Instalações que recebem energia em baixa tensão (residências, comércios, indústrias e outras classes de consumo) localizadas nos municípios selecionados.
Quando ocorrerá a troca?
A substituição dos medidores será realizada entre junho de 2025 e maio de 2027. Durante esse período, nossa equipe entrará em contato para realizar a atualização.
Municípios selecionados para a substituição de medidores em 2025:
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Barra do Jacaré
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Canitar
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Chavantes
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Jacarezinho
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Ourinhos
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Ribeirão Claro
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São Pedro do Turvo
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Ubirajara
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Sorocaba
Saiba como funciona o novo medidor de energia:
- O que é telemedido ou medidor telemedido?
- Por que a CPFL está trocando os medidores?
- Haverá custos para o cliente com a substituição do medidor?
- A CPFL vai trocar o medidor de todos os imóveis?
- Quando os medidores serão trocados?
- Com o novo medidor é possível ver a leitura como antes?
- Quais as vantagens do novo medidor?
- Tenho equipamentos essenciais à sobrevivência (UTI domiciliar). A troca do medidor afetará o fornecimento de energia?
- Posso me recusar a trocar o medidor do meu imóvel?
- Tenho medidor de Tarifa Branca ou Microgeração. Haverá algum impacto com a troca?
- Tenho o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Com a troca do medidor, vou perder esse benefício?
- Quem realizará a troca do medidor?
- É preciso ter alguém no local para que a troca do medidor aconteça?
- Haverá cobrança de algum valor no momento da instalação?
- O que vai mudar na minha relação com a distribuidora após a troca do medidor?
- A conta de energia vai aumentar com o medidor novo?
- O medidor novo vai consumir mais energia?
- Se eu quiser instalar Mini ou Microgeração no futuro, será possível?
- A CPFL trocou todos os medidores da região, mas o meu não foi trocado. O que pode ter ocorrido?
- A CPFL trocou o medidor do meu imóvel e deixou um comunicado sobre a substituição. O que devo fazer com esse comunicado e qual é a sua finalidade?
- A CPFL esteve no meu imóvel para substituir o medidor e me entregou um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI). O que devo fazer com ele?
- Meu medidor foi trocado. Como isso afetará o consumo na minha conta?
- Como verificar se há problemas com o medidor telemedido ou fuga de energia nas instalações elétricas do imóvel?
É um medidor de energia elétrica que possui um módulo de comunicação, permitindo o envio e recebimento de dados de forma remota. Isso significa que a leitura do consumo de energia, que normalmente exigiria a visita de um funcionário ao local, pode ser feita à distância. Somente a distribuidora tem acesso a esse medidor.
Estamos substituindo os medidores para aprimorar a qualidade e oferecer serviços mais eficientes.
Não. A troca do medidor é totalmente gratuita.
Não! Somente instalações de Baixa Tensão (Grupo B) nos municípios selecionados serão contempladas com essa atualização.
Confira a lista dos municípios beneficiados em 2025:
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Barra do Jacaré
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Canitar
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Chavantes
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Jacarezinho
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Ourinhos
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Ribeirão Claro
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São pedro do Turvo
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Ubirajara
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Sorocaba
A troca dos medidores começará a partir de junho de 2025 nos municípios contemplados.
Confira a lista dos municípios que serão beneficiados em 2025:
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Barra do Jacaré
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Canitar
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Chavantes
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Jacarezinho
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Ourinhos
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Ribeirão Claro
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São Pedro do Turvo
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Ubirajara
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Sorocaba
Sim, o novo medidor também possui o visor com a leitura no formato digital de fácil visualização.
Esses são os modelos dos novos medidores:
As informações no visor deste medidor mudam a cada 6 segundos.
No mínimo esse medidor vai apresentar 3 códigos no visor, um a cada 6 segundos:
Código 03 = é o registro do consumo. Esse código mostra a leitura do que foi consumido na instalação.
Código 103 = é o registro de Geração Distribuída. Esse código registra a leitura da energia que foi produzida. Ou seja, só vai ser usado para quem tem geração Distribuída na instalação.
Código 88 = é o teste de display do medidor. É uma funcionalidade dos medidores desse modelo. Não é necessário fazer nada.
Em algumas instalações o medidor vai apresentar outros códigos, por exemplo para as instalações com opção de Tarifa Branca ou com atividade de irrigação, entre outras situações. Mas na maioria das instalações, o medidor vai apresentar esses 3 códigos.
Os clientes que não têm Geração Distribuída e nenhuma tarifação diferenciada, para saber a leitura devem considerar apenas o que aparecer no código 03. No código 103 a leitura estará zerada ou paralisada.
Nessa figura é possível ver onde fica o código e onde ver a leitura do medidor.
Essa alteração é rápida, sem custo algum para você, e permitirá que a leitura do seu consumo seja feita de forma remota. Em alguns meses, você poderá acompanhar seu consumo diariamente, utilizando o aplicativo CPFL Energia.
Durante a troca, haverá uma breve interrupção no fornecimento de energia, de alguns minutos, para a retirada do medidor antigo e instalação do novo. Se você já informou à CPFL sobre a existência de equipamentos essenciais à sobrevivência na sua residência, não se preocupe: a troca do medidor não alterará essa informação no seu cadastro.
Não. A troca do medidor é uma responsabilidade da distribuidora, conforme as normas da ANEEL (art. 228 da REN 1000/2021), que garantem equipamentos atualizados e em conformidade com a regulamentação.
Consulte a Resolução Normativa 1000/ANEEL.
Não, o novo medidor possui funcionalidades que atendem tanto clientes com Tarifa Branca quanto aqueles com Microgeração em sua instalação.
Fique tranquilo, a troca do medidor não altera seu benefício da Tarifa Social.
Além da equipe própria de eletricistas da CPFL, também contamos com duas empresas contratadas para realizar a troca dos medidores no seu município.
Dessa forma, você poderá receber a visita de uma dessas equipes para trocar seu medidor:
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Equipe própria de eletricistas da CPFL
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Equipe de eletricistas da SIRTEC
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Equipe de eletricistas da Energia Ativa
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Equipe de eletricistas da HEXING
Veja como identificar as equipes contratadas:
Equipe de eletricistas da SIRTEC
Nome empresa: SIRTEC SISTEMAS ELETRICOS LTDA
Modelo do uniforme que as equipes estão usando
Frente do uniforme
Costa do uniforme
Crachá de identificação
Se houver qualquer dúvida, entre em contato conosco CPFL.
Equipe de eletricistas da ENERGIA ATIVA
Nome da empresa: ENERGIA ATIVA
Modelo do uniforme que as equipes estão usando
Frente do uniforme
Costa do uniforme
Crachá de identificação
Se houver qualquer dúvida, entre em contato conosco CPFL.
Equipe de eletricistas da HEXING
Nome empresa: HEXING
Modelo do uniforme que as equipes estão usando
Frente dos uniformes:
Costa dos uniformes:
Crachá de identificação:
Se houver qualquer dúvida, entre em contato conosco CPFL.
Não é necessário que haja alguém no local, mas a caixa do medidor (relógio) deve estar com acesso livre. Após a troca, será deixado um cartão com informações sobre a troca, incluindo a identificação da instalação, o número e a leitura dos medidores retirado e instalado. Caso seja necessária a presença de um responsável, os eletricistas entrarão em contato.
Não. Não haverá custo algum no momento da troca do medidor ou após a instalação. Em caso de dúvidas ou cobranças indevidas, entre em contato com conosco através do canais de atendimento.
Nada mudará na sua relação com a CPFL. A troca do medidor é parte da atualização do sistema elétrico da distribuidora.
Nada mudará. As tarifas e taxas permanecem as mesmas do medidor convencional. A troca do medidor é apenas uma atualização do sistema elétrico da distribuidora.
Não, o consumo registrado pelo medidor depende dos hábitos de consumo das pessoas e dos equipamentos elétricos do imóvel. Só haverá aumento no consumo se houver mudança de hábito ou mudança dos equipamentos elétricos.
Confira algumas dicas para economia de energia:
Dicas de Consumo | Mudanças de Hábitos
Dicas de Consumo | Eficiência de Equipamentos
Dicas de Consumo | Equipamentos Novos
Dicas de Consumo Inteligente | CPFL
Sim, não haverá problemas. Basta seguir os mesmos passos para a instalação. Para mais informações, acesse aqui.
Se sua instalação está em um dos municípios selecionados para essa atualização e é atendida em Baixa Tensão (Grupo B), mas ainda não possui medidor telemedido, não se preocupe. Todos os medidores do Grupo B serão substituídos. Pedimos que deixe o acesso ao medidor livre para facilitar a troca.
Você não precisa tomar nenhuma ação com o comunicado. Ele serve para informar que a substituição foi realizada e apresentar as leituras dos medidores retirado e instalado.
Você não precisa tomar nenhuma ação com este documento. Ele serve para registrar as informações encontradas durante a inspeção, que serão analisadas pela CPFL. Caso sejam identificadas divergências, como energia consumida sem o registro adequado no medidor, uma carta de comunicação será emitida com todas as informações. Quer saber mais? Acesse aqui.
A primeira conta após a troca do medidor será calculada com o consumo registrado no medidor antigo até a data da troca e o consumo do novo medidor.
Segue um exemplo:

Para verificar se o medidor (relógio) instalado em seu imóvel está com bom funcionamento, é necessário a realização de alguns testes simples que podem durar até 15 minutos:
Importante saber antes de iniciar os testes:
No medidor tem no mínimo 3 leds (luz vermelha)
- 01 led que fica aceso direto, indica que está ligado
- 01 led que está escrito WH, este que deve ser verificado nos testes
- 01led energia reativa VARH
PRIMEIRO TESTE: Retire todos os equipamentos das tomadas, apague todas as lâmpadas, de forma que na instalação esteja tudo desligado. Observe o led do medidor.
Após isso, verifique:
O LED “Wh” parou de piscar
Aguarde 15 minutos. Se nesse tempo o led onde consta a descrição “Wh” não piscou é sinal que está tudo em ordem com o medidor e com a instalação de energia. Não há problema com o medidor e nem fuga de energia.
O LED “Wh” continua piscando
Caso o LED da descrição “Wh” do medidor continue piscando é necessário continuar com o teste para verificar se o problema está no medidor ou na instalação elétrica.
SEGUNDO TESTE: Desligue o disjuntor geral, no padrão de energia. Observe o led do medidor.
Após isso, verifique:
O LED “Wh” parou de piscar
Aguarde 15 minutos. Se nesse tempo o led com a descrição “Wh” não piscou está confirmado que não existe defeito no medidor, mas pode existir algum defeito interno nas instalações elétricas do imóvel. Neste caso é necessário chamar um eletricista particular de sua confiança para verificação das instalações do imóvel (fios, cabos, equipamentos, rede interna etc.).
O LED “Wh” continua piscando
Caso o LED da descrição “Wh” do medidor continue piscando, entre em contato novamente com a CPFL para solicitar uma verificação no medidor.