Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Entenda sua Conta GD

Entenda sua conta com energia solar:

A seguir você encontrará um vídeo explicativo com todos os detalhes da sua fatura para te ajudar a entender cada item com facilidade. Em seguida, disponibilizamos também o segundo vídeo sobre a inversão de fluxo é um tema importante que pode impactar sua conta. Logo abaixo vê começamos a análise detalhada da sua fatura com imagens que destacam os pontos mais relevantes facilitando ainda mais a sua compreensão.

Assista os vídeos e veja como funciona a Geração Distribuída na prática: 

Geração Distribuída | Como funciona e como fica minha conta

Inversão de Fluxo | Modalidade Fast Track

Vamos lá? Confira abaixo os principais pontos da sua fatura:

1º -  Descrição da operação 
a) - Energia Ativa Fornecida - TUSD: É o valor cobrado pelo uso da infraestrutura da distribuidora (como fios e transformadores) para entregar a energia até sua casa ou empresa.

b) -  Energia Ativa Fornecida - TE: É o valor da energia consumida em si (a energia elétrica que você de fato usou).

c) -  Adicional de Bandeira Amarela: Cobrança extra aplicada quando o custo de geração de energia aumenta (como em momentos de pouca chuva).

d) -  Adicional de Bandeira Vermelha: Taxa mais cara do que a bandeira amarela, aplicada quando o sistema elétrico está sob forte pressão.

e) -  Energia Ativa Injetada TUSD2: É a energia excedente gerada por você (como por painéis solares) e enviada para a rede elétrica. Essa energia compensa o uso da rede.

f) -  Energia Ativa Injetada TE: Também representa energia gerada e injetada, mas aqui se refere à parte do valor da energia em si (não do uso da rede).

g) -  Cred Adc Band Amarela: Crédito que você recebe caso tenha gerado energia em um mês com bandeira amarela. Ele evita que você pague a taxa extra.

h) -  Cred Adc Band Vermelha: Crédito que você recebe caso tenha gerado energia em um mês com bandeira vermelha. Ele evita que você pague a taxa extra.

i) - Total Distribuidora: É a soma geral das cobranças feitas pela distribuidora, incluindo energia consumida, tarifas, impostos e possíveis adicionais.

 

j) - Débitos de Outros Serviços – Contrib. Custeio IP-CIP Municipal: É a taxa de iluminação pública, cobrada pelo município, obrigatória por lei local.
 

2º -  Histórico de consumo | Tarifa Aneel | Equipamentos de mediação / Datas de Leituras
Histórico de consumo:
a) - O histórico de consumo: é onde conta o seu consumo dos últimos 13 meses de uma forma reduzida para comparação e esclarecimento de seu consumo.

Tarifa Aneel:
Tarifa Aneel TUSD - Tarifa de Uso do Sistema de distribuição:
b) -  É uma taxa cobrada pelo uso da infraestrutura da distribuidora (postes, fios, transformadores). Mesmo com energia solar, você continua conectado à rede, e por isso paga parcialmente essa tarifa.


A TUSD não é totalmente compensada pelos créditos de energia solar, de acordo com as regras da ANEEL.
Sistemas instalados antes de 07/01/2023 têm isenção dessa cobrança sobre a energia compensada até 2045.
Sistemas após essa data seguem o modelo com cobrança progressiva da TUSD, conforme a Resolução Normativa nº 1.059/2023.

Se caso você for cliente GD1 sua taxa de ICMS Não é paga, contudo só é valido para os clientes que entraram no cadastro antes do dia 07/01/2023.

TE - Tarifa de energia:
c) -  Corresponde ao valor da energia em si (kWh).
Boa notícia: essa tarifa pode ser totalmente compensada com seus créditos de energia solar!

Equipamentos de medição / Datas de Leituras:
d) - Energia Injetada na Rede (kWh): É a energia excedente gerada pelo seu sistema e enviada para a rede elétrica. Ela vira crédito! 

e) - Data de leitura: Onde fica as datas de leitura de sua energia por parte da CPFL.


E também pode parecer essas informações em sua fatura:
Saldo de Crédito:
Se você gerou mais do que consumiu, esse valor aparece como crédito e será usado nos próximos 
meses (válido por até 60 meses).

Custo mínimo da fatura:
Mesmo com energia solar, ainda há custos obrigatórios, como a taxa de disponibilidade (bandeiras, iluminação pública e outros encargos fixos da distribuidora).

 

Importante Saber:
A energia solar reduz o valor da sua fatura, mas não zera completamente os custos fixos.
Créditos de energia podem ser usados em outras unidades consumidoras do mesmo CPF/CNPJ (desde que dentro da mesma área de concessão).
A leitura da fatura pode variar um pouco de acordo com a datada leitura da sua região , mas os conceitos são os mesmos.

Dúvidas Frequentes:

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
CPFL - Analista Virtual
Indisponível