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Tarifa de Energia da Classe Rural

​Faça o recadastramento e continue colhendo esse benefício.


Queremos garantir que você mantenha seu direito de desconto na Tarifa de energia aplicável à classe rural. Para isso, envie os documentos necessários para nós e fique tranquilo. 

 

O que é o recadastramento da classe rural?

A necessidade do recadastramento está prevista na Resolução nº 800/2017, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e vale para todas as empresas de distribuição de energia elétrica do País.

A resolução regulamenta a manutenção dos benefícios tarifários concedidos para os clientes da classe rural, estabelecendo que, a cada três anos, seja realizada uma revisão cadastral para identificar quem segue em atividades agropecuárias. Os clientes que comprovarem a atuação no ramo serão mantidos na classe rural e não perderão os benefícios. O objetivo da medida é eliminar possíveis fraudes na concessão dos descontos na conta de luz.

Qual é o período do recadastramento?
O processo de recadastramento dos clientes das quatro distribuidoras do Grupo CPFL (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE) acontecerá entre 2019 e 2021, conforme determina a Aneel. Em cada ano, um terço dos clientes deverá se recadastrar.
Todos os clientes deverão enviar seus documentos em 2019?

Não. O processo será faseado e os clientes serão avisados em etapas. Em cada ano, um terço dos clientes deverá se recadastrar. Os primeiros 120 mil serão comunicados em 2019.

Veja cronograma abaixo:

 

    a. 2019:

    - Serão avisados somente os consumidores cujas instalações pertencerem ao grupo B e  subclasses agropecuária rural e agropecuária urbana.

    - O total de consumidores avisados será limitado a 1/3 dos consumidores envolvidos.
     

    b. 2020:

    - Serão avisados somente os consumidores cujas instalações pertencerem ao grupo B e  subclasses agropecuária rural e agropecuária urbana.

    - O total de consumidores avisados será limitado a 1/3 dos consumidores envolvidos.
     

    c. 2021:

    - Serão avisados os consumidores cujas unidades consumidoras pertencerem ao grupo A e grupo B beneficiadas com aquicultura e irrigação.

    - Serão avisados os consumidores cujas unidades consumidoras pertencerem ao grupo A e grupo B classificadas como serviço público da subclasse água/esgoto/saneamento.

    - Serão avisados os consumidores remanescentes  cujas instalações pertencerem ao grupo B e  subclasses agropecuária rural e agropecuária urbana.

    - Serão avisados os consumidores cujas unidades consumidoras pertencerem ao grupo A e grupo B das demais subclasses.

Até quando é preciso enviar os documentos?

Os clientes avisados terão prazo de seis meses para enviar a documentação solicitada.

Os documentos a serem enviados precisam estar no nome do titular da conta?

O cliente deve enviar a documentação solicitada, a qual será analisada.

Precisa ser o documento original ou apenas cópia? A cópia precisa ser autenticada?

Os documentos solicitados podem ser enviados como cópia simples, não precisam ser autenticados.

Em quantos dias a Distribuidora retornará com a resposta sobre os documentos enviados?

Após o envio dos documentos, a Distribuidora tem o prazo de cinco dias úteis para análise e retorno logo depois da análise. No caso de improcedência, a Distribuidora responderá via carta.

O que ocorrerá se o documento não for enviado à Distribuidora?

Nesse caso, a instalação será reclassificada e o benefício da tarifa com desconto será cessado.

Haverá um novo prazo para envio dos documentos? Qual é esse prazo?

Sim. Os clientes que não mandarem em 2019 serão reclassificados; porém, poderão revogar o benefício novamente a qualquer momento.

Haverá a necessidade de enviar esses documentos novamente para a Distribuidora no futuro?

Sim. O processo de revisão cadastral será efetuado a cada três anos. O cliente deverá apresentar os documentos solicitados para manter a tarifa com desconto.

​Quer enviar seus documentos agora? Basta clicar abaixo:

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