Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint
.
O projeto executado incluiu o enterramento de 31,5 quilômetros de fios das redes primária e secundária, o suficiente para fazer o trajeto em linha reta entre Campinas e Americana.

Revitalização do Centro de Campinas

Quem passar pela Avenida Francisco Glicério, em Campinas, vai reparar em um visual mais limpo, sem os fios e cabos que marcavam o cenário da região. A obra é uma iniciativa da CPFL Paulista, concessionária da CPFL Energia, e a execução foi realizada pela CPFL Serviços.

Foram enterrados 31,5 quilômetros de fios das redes primária e secundária, o suficiente para traçar uma linha reta de Campinas a Americana. A rede subterrânea construída percorre 1.440 metros da Glicérion no trecho entre as avenidas Orozimbo Maia e Aquidaban.

O benefício mais evidente do projeto foi a melhoria da identidade visual do local. Além disso, a rede subterrânea instalada tem o que há de mais moderno em equipamentos, com portência instalada de 4 MVA.

Os números impressionam:

  • 153 postes de iluminação LED;
  • 179 mil metros de fios telefônicos;
  • 31,5 mil metros de cabos elétricos.

 

Rede subterrânea

A rede subterrânea trouxe vários benefícios a todos os que utilizam a Avenida Francisco Glicério: melhorou o visual do local e tornou o fornecimento de energia mais confiável, menos sujeito a interrupções por fatores externos. E o mais importante, facilitou o fluxo de pessoas para que usurfruam ainda mais da área central da cidade, proporcionando mais qualidade de vida a todos.

Além de construir a rede subterrânea, a CPFL Serviços substituiu as lâmpadas de vapor de sódio de 250 W por modelos LED com potência de 100 W. Para tornar tudo isso possível, cerca de 70 pessoas trabalharam ​diariamente na obra, que durou 18 meses e teve duas fases. ​