Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint
.

 Tipo 1 - SAE J1772

​​

Tipo 1 – SAE J1772

 

A SAE J1772 é uma norma norte-americana, responsável por padronizar conexões elétricas para VEs nos EUA, contemplando conexões elétricas, protocolos de comunicação, especificações de desempenho dos sistemas de recarga condutivos de VEs e acopladores.

O plugue da SAE J1772 é do tipo Tipo 1, conforme a norma IEC 62196‑2, pois é utilizado somente com entrada monofásica (120 Vca ou 240 Vca) para recargas em corrente alternada.

plugtipo1.png


A SAE J1772 especifica o diâmetro da circunferência do conector em 43 mm, e este possui 5 pinos, com 3 diferentes bitolas, conforme apresentado na Figura e Tabela abaixo:

Funções e atribuições da pinagem do padrão SAE J1772

Tipo1pinos.PNG

O pino de detecção de proximidade previne que o VE se movimente enquanto estiver conectado ao eletroposto. Já o pino de controle piloto realiza a comunicação com o VE, gerando uma onda quadrada (1 kHz / ±12 V) que é utilizada para detectar a conexão do VE ao EP, informar a máxima corrente de recarga permitida e controlar a recarga.

O plugue é projetado para suportar 10.000 conexões / desconexões.

A norma SAE J1772 define dois níveis de recarga em CA:

  • Nível 1: é a recarga mais lenta, com tensão CA monofásica de 120 V e corrente máxima de 16 A (1,9 kW). É utilizado principalmente em instalações residenciais que já suportam este nível de potência;
  • Nível 2: tensão CA monofásica de 240 V e com corrente máxima de 80 A (19,2 kW). Este nível normalmente é utilizado em eletropostos públicos.

 

O plugue e conector Tipo 1 (padrão SAE J1772) é compatível com os VEs que são comercializados principalmente na américa do norte (EUA e Canadá), por exemplo:

  • Nissan Leaf;
  • Chevrolet Volt;
  • Toyota Prius Plug-in Hybrid;
  • Mitsubishi i-MiEV;
  • Honda Fit EV;
  • Kia Soul EV;
  • Tesla Model S (via adaptador portátil fornecido pela Tesla).​

< Voltar