Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint
.

 Combo CCS - Tipo 1 ou Tipo 2

Combo CCS – Tipo 1 ou Tipo 2

O Sistema de Recarga Combinado (Combined Charging System - CCS), conhecido como Combo, foi oficialmente divulgado em 2012. A SAE, juntamente com a IEC, criou um padrão que permite a recarga rápida em CC como também a recarga (lenta ou rápida) em CA. Oito montadoras aderiram a este novo padrão, sendo eles: Audi, BMW, Chrysler, Daimler, Ford, General Motors, Porsche e Volkswagen.

O objetivo desse padrão é que os usuários de VEs tenham a possibilidade de utilizar a maioria dos eletropostos atuais, permitindo a implantação de uma infraestrutura comum aos diversos VEs. Esta conexão apresenta em um único dispositivo a possibilidade de utilizar todos os métodos existentes de recarregamento: monofásico CA, trifásico CA e rápido CC.

Contudo, devido a existência de diversos padrões de recarga, sendo principalmente adotado o Tipo 1 (nos EUA) e o Tipo 2 (na Europa), este novo padrão acompanhou essa divergência entre regiões, e também está disponível em dois modelos: o Combo Tipo 1 e o Combo Tipo 2, conforme Figura abaixo.

Apesar do objetivo de corrigir a existência de diferentes padrões, há dois tipos de combo:

  • Combo Tipo 1: combo da SAE J1772 no qual a tomada do VE tem duas partes. A superior contém o padrão SAE J1772 para recarga CA (níveis 1 e 2) até 19 kW e a parte inferior contém 2 entradas específicas para recarga rápida em CC – permitindo recargas de até 500 V / 200 A (100 kW). Logo, o VE que contém esta tomada pode ser recarregado em eletropostos do padrão Tipo 1 de forma lenta (CA) e rápida (CC);

  • Combo Tipo 2: da mesma forma que o tipo​ 1, este padrão permite recargas em CC e CA, porém a parte superior é o padrão Mennekes Tipo 2. Este padrão permite a recarga rápida tanto em CA (até 43 kW) como em CC.


CCS1.png​​CCS2.png

 

 

Figura - Combo Tipo 1 e 2, respectivamente

 

Por ser um padrão lançado recentemente, poucos VEs possuem o padrão CCS. Alguns dos modelos de VEs que possuem são:

  • GM Chevy Spark EV (Tipo 1);

  • BMW i3 (Tipo 1 nos EUA e Tipo 2 na Europa);

  • Volkswagen e-Up! (Tipo 2);

  • Volkswagen e-Golf (Tipo 2).

 

< Voltar​ ​