Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint
.

 residencial

Residencial

A CPFL realiza o estudo da aplicação do veículo elétrico em caráter residencial. A partir da instalação de um eletroposto na residência de um usuário, instalação de um medidor inteligente, é possível estudar o impacto que esse veículo causa na conta de energia do consumidor, as adaptações necessárias na residência, as vantagens do uso do veículo elétrico e as principais mudanças de rotina do usuário.

O primeiro usuário já utilizou o veículo por aproximadamente 6 meses, ele substituiu seu veículo utilizado até então pelo veículo elétrico, o que permitiu que a equipe do projeto entendesse o comportamento real de um usuário de veículo elétrico, como, por exemplo, planejamento com relação à autonomia do veículo, sensação de segurança, conforto e principalmente as condições de consumo do veículo, comportamento de carga, entre outras avaliações técnicas.

O usuário é um colaborador da CPFL Energia e o veículo está circulando a cada 6 meses um novo usuário. O veículo ficou impossibilitado de ser recarregado na empresa, as recargas foram realizadas apenas em sua residência e nos eletropostos públicos.

Em um período de 171 dias, o usuário percorreu 6.214km e realizou 85 cargas, totalizando 1.515,7kWh, com custo médio de R$ 12,10 por recarga. A autonomia do veículo girou em torno de 119km. Foi economizado R$ 1.263,60 em comparação ao veículo à combustão (Toyota Fielder, 9,75 km/L ciclo misto), e deixou de lançar aproximadamente 876 kg de CO2 na atmosfera, o que corresponde ao montante que seria produzido pelo veículo da família sob as mesmas condições de uso.

 

< Voltar