O PROJETO
O Projeto de
Pesquisa e Desenvolvimento Aneel intitulado “PA0060 – Inserção Técnica e Comercial de Veículos Elétricos em Frotas Empresariais da Região Metropolitana de Campinas”, tem como objetivo a constituição de um Laboratório Real de Mobilidade Elétrica na Região Metropolitana de Campinas para permitir a coleta de dados reais sobre as diversas aplicações e implicações da tecnologia, possibilitando o estudo e aprofundamento dos impactos reais dos veículos elétricos para o setor elétrico, além de proporcionar a criação de uma cultura em Mobilidade Elétrica para a Região Metropolitana de Campinas, assim como para o país.
Os estudos serão desenvolvidos por instituições de renome no âmbito nacional e internacional, que consolida uma visão global e sistêmica de como o assunto é abordado em diferentes partes do mundo, o que permite identificar as barreiras a serem transpassadas em território brasileiro e atingir os objetivos do projeto.
Em 2016, foi criada uma marca para o Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL. O objetivo é criar personalidade e dimensão para o programa em todo o território brasileiro.A visão é de possíveis modelos de negócios futuros para a empresa e que sendo divulgado hoje como referência, o projeto de P&D tem mais chances de ganhar um alto marketshare em qualquer negócio relacionado com a mobilidade elétrica no futuro.
A MARCA
Emotive
A origem do nome Emotive se deu a partir de algumas conexões entre o concreto e o abstrato. "O concreto (ou técnico) da marca se inspirou em automotivo: "auto" e "o" substituído por "e" com objetivo de indicar "energia" do começo ao fim. A assonância da letra "E" favorece a memorização e a pronúncia. Além de continuar significando "automotivo", porém, na língua inglesa: "automotive". Já o abstrato da marca está ligado com as emoções humanas, o que nos conecta e nos motiva a cuidar do meio ambiente. EMOTIVE representa o motivo de ser sustentável. Existe, por fim, a sigla VE ao final da palavra, que significa Veículo Elétrico", comenta.
A marca
A criação da marca surgiu a partir do coração do veículo elétrico: a bateria, representada pelos pólos positivo e negativo. A partir desse símbolo, buscamos uma visão mais simpática para a marca: uma carinha piscando. Finalizada por um lettering com uma linguagem mais emotiva, sensorial e na cor verde, reforçando o conceito de respeito e preservação da natureza.
Assim, chegamos à marca:
ESTUDOS
No escopo do projeto estão previstos a realização dos seguintes estudos, que propõem endereçar os principais pontos para o desenvolvimento e desmistificação do tema de Mobilidade Elétrica no Brasil.
Consulta de Conteúdo

Planejamento energético
Estudo dos impactos da Mobilidade Elétrica no planejamento energético e impacto na carga do Sistema Interligado Naciona
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Cenários de adesão
Definição de cenários de adesão e variáveis para cômputo das curvas de penetração de Veículos Elétricos.

Veículo elétrico como fonte de geração distribuida
Estudo dos impactos da utilização dos veículos elétricos como fonte de geração distribuída para a rede de distribuição
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Eletropostos e pontos de recarga
Proposição de requisitos técnicos e condições mínimas de segurança para instalação dos eletropostos no Brasil.

Estudo de viabilidade econômica
Realizar análises de viabilidade econômico-finaceiras, nas perspectivas da distribuidora, sociedade e usuário.

Novos modelos de negócios
Identificação dos modelos de negócios possíveis para as distribuidoras e empresas do Setor Elétrico no Brasil.

Ciclos de vida dos veículos eletricos e baterias
Estudo do ciclo de vida dos Veículos Elétricos, sob os aspectos dos recursos naturais e energéticos e reaproveitamento
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Rede de distribuição de energia
Determinar os impactos causados pelas conexões de veículos elétricos nas redes de média e baixa tensão e na qualidade d
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Cluster da mobilidade elétrica
Análise da cadeia de valor automobilística para identificação das barreiras e oportunidades de criação de um cluster.

Tarifação e regulação
Estudar o modelo de tarifação e cobrança do consumo dos veículos elétricos e regulação para essa nova forma de consumir
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Entidades Executoras
Entenda qual o papel de cada uma no desenvolvimento dos estudos clicando em seus logos.
Estudos Complementares
Apoio
* O projeto está aberto para novas parcerias.