Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia anuncia sucessão de CEO

Escrito por:

Assessoria de imprensa   12/04/2016

Andre Dorf será o sucessor de Wilson Ferreira Jr. a partir de 1º de julho

São Paulo, 13 de abril de 2016 - A CPFL Energia S.A., uma das principais empresas de energia elétrica do Brasil, anuncia hoje a conclusão do processo de sucessão de seu CEO. Após 18 anos à frente de companhias da CPFL, Wilson Ferreira Júnior deixará o cargo no dia 1º de julho e seu substituto para liderar a nova fase de crescimento do grupo será Andre Dorf, atual CEO da CPFL Renováveis.

Nas últimas décadas, a CPFL tem ocupado posição de destaque no cenário empresarial brasileiro por seu modelo de gestão, capacidade de inovação e governança corporativa. A sucessão do CEO faz parte de um processo planejado pela companhia, dentro das melhores práticas de governança.

"O Wilson Ferreira Junior foi fundamental na trajetória que consolidou a CPFL Energia como uma referência no setor elétrico brasileiro - uma companhia integrada de energia, de capital aberto e com posições de liderança nos principais segmentos onde atua. O Conselho de Administração e o mercado reconhecem sua grande contribuição para a Companhia e para o setor elétrico", afirma Murilo Passos, presidente do Conselho de Administração da CPFL Energia. "E o Andre Dorf, que tem conduzido a CPFL Renováveis nesta fase de crescimento e resultados importantes, reúne larga experiência na gestão de empresas de grande porte e no setor de energia, além de habilidades de liderança que o credenciam para dirigir a CPFL Energia nesse novo ciclo", acrescenta Passos.

Aos 43 anos de idade, Andre Dorf ocupa há cerca de três anos a posição de CEO da​​​ CPFL Renováveis, empresa líder em energia renovável no país. "O setor elétrico brasileiro passou por ajustes nos últimos anos e está em uma nova fase. Da mesma forma, a CPFL Energia se encontra preparada para aproveitar as oportunidades em nosso mercado, com foco na excelência operacional, disciplina financeira e criação de valor para os nossos acionistas", afirma Andre Dorf. "Eu me sinto motivado e preparado para trabalhar com o Conselho de Administração, com nossas lideranças e com todos os colaboradores da CPFL neste novo ciclo da companhia."

Ambos executivos trabalharão em conjunto até 1º de julho para assegurar que a transição ocorra de forma tranquila e natural. "Passo o bastão para alguém que sei que tem o talento e a motivação para escrever os próximos capítulos da história da CPFL. Não posso deixar de agradecer a confiança permanente dos acionistas, a parceria de todos os dirigentes, a competência e dedicação dos mais de 10 mil colaboradores e o apoio incondicional do Conselho de Administração da companhia", afirma Ferreira Junior.

Biografia de Andre Dorf

Andre Dorf assumiu a posição de CEO da CPFL Renováveis em agosto de 2013. Anteriormente, exerceu o cargo de Presidente da Suzano Energia Renovável por três anos. No mesmo grupo, ele ocupou as funções de Diretor Executivo de Estratégia, Novos Negócios e Relações com Investidores da Suzano Papel e Celulose (de 2008 a 2010), Diretor Executivo da Unidade de Negócio Papel (de 2005 a 2008) e Diretor Executivo de Desenvolvimento e Novos Negócios (2003 a 2005). É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e iniciou sua carreira em 1996, atuando em bancos de investimentos como Banco Patrimônio de Investimentos, Chase Manhattan Bank e JP Morgan (SP e NY).

 Sobre a CPFL Energia

 A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado 8%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do segundo trimestre de 2014.

O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros. A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 9º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

 

Tags: