Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

"Varda por Agnès", filme com a ícone do cinema francês, abre a programação de junho do Cine CPFL

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   30/05/2019

Campinas, 31 de maio de 2019 - A programação de junho do Cine CPFL tem início na próxima quarta-feira, 05/06, às 19h, com a exibição do filme "Varda por Agnès" (França, 2019, 115 min, 14 anos). O longa acompanha a rotina da mãe da Nouvelle Vague, movimento de diretores franceses que revolucionou o cinema nos anos 1960. A entrada é gratuita.

Ícone feminista, a diretora francesa recém falecida expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico. A cineasta dá um enfoque especial no método de storytelling que ela denomina de “cine-writing”, uma espécie de fórmula utilizada por ela na grande maioria de seus documentários e ficções. (Confira o trailer https://youtu.be/luDS18OjuQU)
Já na quinta-feira, 06/06, também às 19h, o Cine CPFL exibe o iraniano 3 faces (Irã, 2018, 100 min, 14 anos), de Jafar Panahi. No filme, uma renomada atriz recebe um vídeo desesperador com o pedido de ajuda de uma garota, proibida por sua família a dar sequência aos seus estudos no Conservatório de Teatro, em Teerã. 

A atriz abandona sua filmagem e se une ao cineasta Jafar Panahi para ajudar a resolver os misteriosos problemas da jovem. Eles viajam de carro para a aldeia da menina, onde têm encontros divertidos com o povo encantador, mas logo descobrem que a proteção de antigas tradições é tão generosa quanto a hospitalidade local. (Confira o trailer https://youtu.be/8y8Wa96NoLA).

Os filmes são parte da Mostra Cinema e Reflexão, que tem a curadoria de Francisco Cesar Filho e Jurandir Muller.
Sessão Debate. O destaque do mês é a Sessão Debate do filme “Fevereiros” (Brasil, 2017, 75min, livre), com a presença do diretor Marcio Debellian, que acontece na quarta-feira, 12/06, às 19h. 

O documentário registra a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira, que teve o enredo em homenagem à cantora baiana Maria Bethânia. Além de filmar a escola e os preparativos do barracão, a produção ainda acompanhou a cantora nas festas da nossa senhora da purificação, na Bahia. (confira o trailer: https://youtu.be/22RpBRBwtfM)

Confira a programação completa do mês:

05/06 | qua | 19h
varda por agnès | varda par agnès, de agnès varda.
frança, 2019, 115 min, 14 anos
de mãe da nouvelle vague a ícone feminista, a diretora francesa recém falecida agnès varda expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico. a cineasta dá um enfoque especial no método de storytelling que ela denomina de “cine-writing”, uma espécie de fórmula utilizada por ela na grande maioria de seus documentários e ficções.
https://youtu.be/luDS18OjuQU

06/06 | qui | 19h
3 faces | three faces, de jafar panahi
irã, 2018, 100 min, 14 anos
a renomada atriz behnaz jafari recebeu um vídeo desesperador com o pedido de ajuda de uma garota, proibida por sua família a dar sequência aos seus estudos no conservatório de teatro, em teerã. a atriz abandona sua filmagem e se une ao cineasta jafar panahi para ajudar a resolver os misteriosos problemas da jovem. eles viajam de carro para a aldeia da menina, onde têm encontros divertidos com o povo encantador, mas logo descobrem que a proteção de antigas tradições é tão generosa quanto a hospitalidade local.
https://youtu.be/8y8Wa96NoLA

*12/06 | qua | 19h
sessão debate: fevereiros, de marcio debellian
brasil, 2017, 75min, livre
o documentário “fevereiros” foi responsável por registrar a vitória da escola de samba carioca estação primeira de mangueira, que teve o enredo em homenagem à cantora baiana maria bethânia. além de filmar a escola e os preparativos do barracão, a produção ainda acompanhou a cantora nas festas da nossa senhora da purificação, na bahia.
https://youtu.be/22RpBRBwtfM

13/06 | qui | 19h
varda por agnès | varda par agnès, de agnès varda.

26/06 | qua | 19h
3 faces | three faces, de jafar panahi

27/06 | qui | 19h
fevereiros, de marcio debellian

Exposição. Em junho, de segunda a sábado, o público pode conferir também a exposição "Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo", que reúne na Galeria de Arte do Instituto CPFL, em Campinas, a coleção completa do artista francês na Pinacoteca.

O conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista fica exposto gratuitamente ao público até 29 de junho.
A exposição tem a curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe do museu e conta com recursos educativos desenvolvidos pelo NAE – Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, para uso autônomo, que estimulam a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras.

A exposição conta também com visitas educativas mediadas por educadores que estarão no local para atender ao público. As visitas s​ão realizadas em grupos deaté 45 pessoas. O agendamento de visitas ainda pode ser feito por e-mail monitoriainstitutocpfl@gmail.com ou pelo telefone (19-3756-8000).

O horário de funcionamento é, de segunda e terça, das 9h às 18h, de quarta a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Sobre o Instituto CPFL

Com 16 anos de atividades, o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, que tem sede em Campinas. A missão do Instituto CPFL é integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. Através do Circuito CPFL, o Instituto CPFL promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.

Em 2019, estão previstas iniciativas em cerca de 100 localidades, alcançando um público presencial estimado de milhares pessoas. O Instituto CPFL é responsável também pela difusão do conhecimento através das transmissões e do acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL, tradicional programa de debates que pode ser acompanhado pelo público no Youtube, no site, no app institutocpflplay, no Facebook e na TV aberta. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.
O Instituto CPFL fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, número 1.632, na Chácara Primavera.

Siga-nos em
https://www.facebook.com/institutocpfl/
https://www.facebook.com/cafefilosoficocpfl/    
https://twitter.com/institutocpfl
https://twitter.com/cafe_filosofico  
https://www.instagram.com/institutocpfl/
https://www.youtube.com/cafefilosofico

Tags:
    Instituto CPFL; cultura; Cine CPFL; CPFL Energia