Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Ibilce recebe investimentos de R$ 965 mil em programa para economia de energia elétrica

Escrito por:

Assessoria de imprensa   05/05/2015

Convênio prevê assinado com o Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista prevê instalação de mais de 9 mil lâmpadas de LED​

São José do Rio Preto, 6 de maio de 2015 - A CPFL Paulista, a maior distribuidora do Grupo CPFL Energia, e o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), campus da Unesp em São José do Rio Preto, assinam no próximo dia 8 de maio, às 10h, um termo de cooperação técnica para obra de Eficiência Energética.

Com investimento estimado de R$ 965 mil e duração de cinco meses, o projeto propõe, entre outras providências estruturais, a troca de 8.950 lâmpadas comuns por lâmpadas de LED. A expectativa da equipe técnica da CPFL é que a partir do término das obras, o Ibilce economize cerca de 928 MWh ao ano, essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer cerca de 387 residências, que gastem em torno de 200 KWh/mês, durante 1 ano.

O programa de Eficiência Energética é desenvolvido pela companhia desde 1998 e tem por objetivo a preservação dos recursos naturais e promover educação para o uso racional de energia elétrica, evitando, assim, o desperdício.

"Os recursos do programa de Eficiência Energética provêm do valor arrecadado nas contas de energia elétrica. Essa verba volta para a sociedade por meio de projetos que buscam tornar mais consciente a relação das pessoas com a energia elétrica, fazendo com que os recursos sejam utilizados com responsabilidade", afirma Marney Antunes, diretor de Gestão de Energia da CPFL Energia.

Para marcar o início do programa no Ibilce uma solenidade para assinatura do termo de cooperação técnica, que contará com as presenças de representantes da CPFL, gestores do Ibilce e imprensa.

A celebração do convênio foi possível, após a realização de um diagnóstico energético nas instalações da unidade, onde se comprovou a viabilidade técnica do projeto. "Para promover o consumo inteligente e eficiente de energia elétrica, programamos projetos e obras de eficiência energética como esta. Temos certeza de que esta parceria nos ajudará a conquistarmos grandes resultados", afirma Luiz Carlos Lopes Júnior, Gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.

Na avaliação do diretor do Ibilce, Prof. Dr. José Roberto Ruggiero, a parceria entre a CPFL Paulista e o Instituto para a realização do programa, é de enorme importância, sobretudo para discussões futuras sobre desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo. "Além da busca do desenvolvimento sustentável e preservação dos recursos ambientais, que é fundamental para a sociedade como um todo, para a unidade, o programa proporcionará uma reprogramação dos seus recursos, encaminhando-os, tanto quanto possível, para as suas atividades-fim: ensino, pesquisa e extensão." enfatiza.

 

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 8%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

 

 

Tags:
    PEE; ANEEL, Eficiência Energética