Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL inaugura obra de transmissão em Piracicaba

Escrito por:

Assessoria de imprensa   14/04/2016

​​


Subestação Piracicaba, nova fonte de suprimento para a região, teve investimentos de R$ 100 milhões

 

Com o objetivo de manter sua trajetória de crescimento no sistema elétrico em sua área de concessão, no Estado de São Paulo, e de acompanhar o forte crescimento do mercado consumidor, o Grupo CPFL Energia inaugura, nesta sexta-feira (15/4), seu primeiro empreendimento de transmissão de energia a "CPFL Transmissão Piracicaba"

 

A Subestação Piracicaba ​é uma nova fonte de suprimento para a região. Com área total de terreno de 95.000 m², a SE Piracicaba contempla a instalação da infraestrutura necessária às expansões futuras em 138 kV. A origem da energia que passa pela SE tem como fonte o sistema de transmissão de 440 kV que recebe, entre outras, energia das grandes usinas do rio Paraná como Jupiá, Ilha Solteira e Porto Primavera

 

Com sete Autotransformadores e potencia total de 800 MVA a subestação Piracicaba é composta por dois setores, um de 440 kV com duas entradas de linha e outro de 138 kV com oito entradas de linha. Ligada à Rede Básica, por meio do seccionamento da LT 440 kV Araraquara – Santa Bárbara d'Oeste a implantação e operação da Subestação Piracicaba e linhas de transmissão associadas, traz melhoria no atendimento das demandas do município, maior confiabilidade à rede de 138 kV da CPFL e ao sistema elétrico da região de Piracicaba, sendo um necessário e importante reforço para o SIN – Sistema Interligado Nacional. 

 

Esse é o primeiro empreendimento do Grupo CPFL no segmento de Transmissão, tendo sido investidos, aproximadamente, R$ 100 milhões com 18 meses para conclusão das obras. A nova Subestação atende, principalmente, a área industrial e residencial da região de Piracicaba abrangendo os municípios de Piracicaba, Charqueada, São Pedro e Saltinho, com uma população em torno de 441.000 habitantes. O interesse da empresa é de ampliar os investimentos nesse segmento, tendo sido vencedora do Leilão de Transmissão para construção da SE Morro Agudo, na região de Ribeirão Preto.

 

Entenda a obra

A CPFL Transmissão Piracicaba, concessionária de transmissão de energia elétrica, é responsável pela operação e manutenção da Subestação Piracicaba 440/138/13,8 kV, (6+1R) X 133 MVA. A Subestação Piracicaba, fruto do seccionamento da LT 440 kV Araraquara – Santa Bárbara d'Oeste de propriedade da CTEEP, é uma nova fonte de suprimento para a região sudeste da CPFL Paulista, integrando a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional.

Em setembro de 2007 foi aprovado o Relatório "Reavaliação do Estudo de Planejamento de Longo Prazo para atendimento à Área de Campinas, período 2008 – 2016" pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE, que identificou a necessidade de suprimento da região sudeste da área de concessão da CPFL Paulista.

A região de Piracicaba, objeto do estudo, é atendida principalmente através de duas linhas em 138 kV, circuito duplo, oriundas da subestação Santa Bárbara 440/138 kV da CTEEP (Em torno de 80% da demanda). As outras fontes que contribuem para o atendimento da região são as subestações Araraquara 440/138 kV 3x300 MVA, Botucatu 230/138 kV 3x150 MVA e Sumaré 440/138 kV 3x300 MVA, todas da CTEEP.

A região de Piracicaba interliga-se com a região Nordeste da CPFL através da LT 138 kV Araraquara – Piracicaba, circuito simples, e com a região Noroeste através da LT 138 kV Botucatu – Piracicaba, circuito simples, ambas as linhas de propriedade da CPFL.

 

Contato com a empresa também é feito pelo celular ou pela internet

O acesso do cliente da CPFL Paulista é facilitado pelo serviço gratuito de atendimento, por mensagens via celular, smartphone e também e-mail. No caso de desligamento, o aviso via celular é simples. O cliente precisa digitar o seu código de cliente – que consta na conta de energia elétrica – e enviar para o número 27351. A central identifica se há falta de energia no imóvel e responde com a previsão para o restabelecimento. Se o cliente solicitar o cadastramento de seu celular, ele recebe o comunicado automaticamente sempre que houver um desligamento.

 

 Canais de atendimento ao cliente CPFL Paulista:

  • Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
  • Site: www.cpfl.com.br
  • SMS: 27351
  • E-mail: paulista@cpfl.com.br
  • Contact Center: 0800 010 1010 (ligação gratuita)
  • Agências de atendimento presencial em todos os municípios atendidos​
Tags:
    transmissão