O projeto do Transformador Verde foi o vencedor do prêmio FINEP de Inovação 2012, na categoria Inovação Sustentável. Elaborado pela B&M Pesquisa e Desenvolvimento e instalado na rede elétrica de distribuidoras do Grupo CPFL nos últimos sete anos, o Transformador Verde acumula uma série de benefícios em relação aos equipamentos tradicionais necessário para distribuir energia.
Além de alcançar eficiência operacional cerca de 30% maior do que um transformador comum, o equipamento tem vida útil mais longa, permanece por menos tempo em manutenção e economiza matérias-primas como ferro, cobre, alumínio, madeira, porcelana e óleo. O Transformador Verde ainda consome óleo vegetal biodegradável, que não é inflamável na temperatura de operação de um transformador e se decompõe em 45 dias, diminuindo os impactos ao meio ambiente.
A B&M é a primeira empresa privada a se dedicar a projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para o setor elétrico.
A CPFL Energia foi um dos primeiros grupos do setor elétrico a testar o Transformador Verde, em 2006, quando começou a utilizar os novos aparelhos em um projeto piloto que visava comparar os índices de confiabilidade dos novos transformadores aos dos transformadores a óleo mineral, em uso no Brasil.
O Prêmio FINEP de Inovação é um importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País. Desde 1998, já premiou mais de 500 empresas, instituições e pessoas físicas, sendo responsável pela projeção dos contemplados não apenas no Brasil como no exterior.