Nota à imprensa
A forte chuva, acompanhada de rajadas de vento, descargas atmosféricas e granizo em grandes centros urbanos, que atingiu o interior do Estado a partir do início da noite de ontem, afetou o fornecimento de energia elétrica para clientes da CPFL Paulista. No pico das ocorrências, por volta das 21h, 154 mil clientes chegaram a ficar desligados devido aos danos causados na rede elétrica no momento em que ocorria o temporal.
Desde o registro do primeiro caso de falta de energia, as equipes disponíveis foram despachadas e seguem o trabalho em contingência até o momento para normalizar o sistema o mais breve possível.
Dentre as regiões mais afetadas por este temporal estão: São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto e Piracicaba.
Neste momento, a situação está controlada e as equipes operacionais seguem em campo para normalizar totalmente o fornecimento de energia elétrica nas próximas horas:
Regiões mais afetadas hoje (2/6) - 16h:
Região | Clientes afetados aproximadamente |
São José do Rio Preto | 2,3 mil |
Ribeirão Preto | Situação normalizada, equipe trabalha em casos isolados
|
Araraquara | Situação normalizada, equipe trabalha em casos isolados |
São Carlos | 1,2 mil |
Araçatuba | Situação normalizada, equipe trabalha em casos isolados |
Piracicaba | Situação normalizada, equipe trabalha em casos isolados |
Bauru | 1,7 mil |
O que fazer em caso de falta de energia
Em caso de eventual falta de energia, a CPFL recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento. Além do telefone 0800, o contato com a concessionária pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS), aplicativos para smartphone e também e-mail.
Vale ressaltar que a CPFL possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tomará as medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como Hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.
Segurança
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
· Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente à CPFL.
· Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
· Afaste-se de janelas e portas metálicas.
· Evite os banhos nos momentos de tempestades.
· Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
· Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
Canais de atendimento ao cliente
Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
Site: www.cpfl.com.br
CPFL Paulista - 0800 010 1010 (ligação gratuita) - [email protected]
CPFL Piratininga - 0800 0 10 2570 (ligação gratuita) - [email protected]
CPFL Santa Cruz – 0800 772 2196 (ligação gratuita) – [email protected]
CPFL Leste Paulista –0800 774 44 30 (ligação gratuita) - [email protected]
CPFL Mococa – 0800 774 44 30 (ligação gratuita) - [email protected]
CPFL Jaguari – 0800 774 44 30 (ligação gratuita) - [email protected]
CPFL Sul Paulista – 0800 774 44 30 (ligação gratuita) - [email protected]
SMS: enviar a palavra LUZ e o seu código (localizado no verso da sua conta de energia) para o número da distribuidora, descrito na tabela abaixo:
CPFL Jaguari: 26801
CPFL Mococa: 26802
CPFL Leste Paulista: 26803
CPFL Sul Paulista: 26804
CPFL Santa Cruz: 26805
CPFL Paulista: 27351
CPFL Piratininga: 27304