Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Estação Avançada de São Pedro da CPFL Paulista completa 22 anos sem registro de acidentes

Escrito por:

Assessoria de imprensa   09/04/2015

São Pedro, 10 de abril de 2015 – A CPFL Paulista, a maior das oito distribuidoras do Grupo CPFL Energia, comemora, no mês de abril, 22 anos de trabalho sem registro de acidentes com afastamento na Estação Avançada (EA) da cidade São Pedro. A EA congrega as equipes de eletricistas, técnicos e engenheiros responsáveis pela continuidade no fornecimento de energia elétrica nas cidades de São Pedro, Águas de São Pedro e Charqueada.

"Fornecer energia elétrica com qualidade e segurança é o foco do nosso trabalho. Reforçamos todos os dias com as nossas equipes processos necessários para executar nosso serviço buscando alcançar a meta de 'acidente zero'. É por isso que esta marca alcançada pela equipe de São Pedro nos motiva e renova nosso pacto com a vida", afirma Evandro Souza Freire, engenheiro líder da CPFL Paulista.

O resultado alcançado na EA de São Pedro é reflexo de uma estratégia adotada em todas as distribuidoras do Grupo CPFL Energia, que empenham um forte trabalho para solidificar na cultura da empresa as práticas de segurança. Os eletricistas da CPFL Paulista realizam, diariamente, em todas as EAs nas 234 cidades do interior do Estado de São Paulo, diálogos diários sobre o assunto, discutem casos com seus colegas e superiores, revisam processos e, assim, garantem que o tema seja uma lembrança recorrente na atividade de cada membro das equipes de campo.   

Rede elétrica e segurança

Não só os que trabalham diretamente com a rede elétrica devem redobrar a atenção para evitar acidentes elétricos. A maioria dos acidentes poderia ser evitado se alguns cuidados básicos fossem levados em conta. Trabalhar próximo à rede elétrica sem os instrumentos adequados ou manusear equipamentos, próximos à rede de alta tensão pode oferecer um risco de acidentes graves, muitas vezes fatais.

Além de treinar seus profissionais, a CPFL Paulista realiza regularmente interações com a sociedade para levar a cultura da segurança aos profissionais da construção civil, em comunidades, bairros e escolas. A empresa também distribui material de orientação impresso sobre como proceder com segurança em atividades ligadas à construção ou manutenção predial, dentro de casa e outras situações próximas à rede elétrica, circunstâncias onde acontece a maior parte dos acidentes.

Abaixo é possível conferir alguns cuidados para garantir que o trabalho com eletricidade seja bem-sucedido e com toda a segurança:

Antenas

Ao instalar ou manusear a antenas, escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. ​

  • Quando houver rede elétrica nas proximidades, a instalação de antena deve ser efetuada por profissional qualificado e experiente.
  • Nunca instale a antena próxima a para-raios, nem interligue ou coloque no mesmo eletroduto (conduíte) o cabo da antena e condutores elétricos.
  • Jamais arremesse o cabo utilizado para ligações de antenas sobre a rede elétrica, mesmo que este seja encapado, pois a capacidade de isolamento do cabo não é suficiente para evitar a passagem da eletricidade existente nas redes elétricas.
  • Marquises de edifícios comerciais ou residenciais jamais devem servir para instalação de antenas devido à proximidade dos cabos elétricos.
  • Ao manusear a antena de TV, a pessoa não deve se aproximar ou tocar na rede elétrica.
  • Instalar a antena o mais longe possível da rede elétrica. Preferencialmente do lado oposto ao da fiação.
  • Só instale ou conserte antenas se o tempo estiver bom

 

Construção ou reforma

 

Ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora. Orientações sobre segurança. É seu direito receber, e nosso dever informar.

 

  • Somente profissionais habilitados devem executar serviços em instalações elétricas.

 

  • Desligue sempre aparelhos elétricos antes de limpar ou fazer pequenos reparos.

 

  • Andaimes precisam estar montados de acordo com as normas de segurança para evitar contato com as redes elétricas.

 

 

Fusível

  • Quando um fusível derreter ou fundir, nunca o substitua por moedas, arames, fios de cobre, de alumínio ou qualquer outro objeto. Desligue imediatamente a chave e procure saber qual a causa do incidente. Troque sempre o fusível danificado por um novo, de igual amperagem e, se possível, troque por disjuntores, que oferecem maior segurança.

 

Benjamim

  • Todo cuidado é pouco. Vários aparelhos elétricos no benjamim sobrecarregam a tomada, provocando um superaquecimento dos fios que podem causar um curto-circuito.

 

Água ou umidade

  • Nunca use aparelhos elétricos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados. O choque é inevitável.

 

Trocar lâmpada

  • Ao trocar uma lâmpada, nunca toque na parte interna do bocal (soquete). Segure somente pelo vidro.

 

TV e aparelhos eletrodomésticos

  • Não mexa no interior dos televisores, mesmo desligados. A carga elétrica pode estar acumulada e provocar choques perigosos. Jamais use garfo, faca ou objetos metálicos em aparelhos ligados e só limpe esses equipamentos depois de se certificar de que eles estão fora da tomada. Desligue sempre a chave geral ao fazer qualquer reparo na instalação. Equipamentos eletrônicos sensíveis, como microcomputadores, precisam de proteção especial (estabilizadores de voltagem, protetores contra descargas elétricas, entre outros).

 

Chuveiro elétrico

  • Nunca mude a chave (verão/inverno - fria/morna/quente) do seu chuveiro se ele estiver ligado. Se você tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento (fio de terra) na instalação.

 

Tags:
    segurança