Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Reajuste Tarifário – CPFL Paulista

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   28/06/2020

​A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 234 municípios do interior de São Paulo, informa que o reajuste tarifário anual (RTA) da concessionária, aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em abril deste ano, está suspenso desde 08 de abril até 30 de junho de 2020, seguindo as medidas aprovadas recentemente por conta da pandemia do novo coronavírus. Ao fim da suspensão, a tarifa terá reajuste médio de 6,05%. Ou seja, esse efeito passa a valer a partir de 1º de julho de 2020.  Para os clientes do grupo B (residências e pequenos comércios), o percentual de reajuste médio é de 5,71% e para os consumidores ligados à alta tensão (indústrias e grandes comércios), o reajuste médio é de 6,72%.

Para o cálculo das tarifas, a Aneel considera a atualização de custos com a compra de energia (geração), com sistema de transmissão e com a distribuição da energia elétrica (única parte gerenciável pela CPFL Paulista), assim como com os encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor. 

Neste ano, os principais fatores que levaram a esse resultado, foram o aumento dos custos não gerenciáveis pela distribuidora, tais como aumento do custo de geração de energia por conta da expressiva alta da taxa dólar e dos custos de transmissão por conta da incorporação de novas instalações no sistema integrado brasileiro (confira os detalhes no infográfico ao final do texto).

Conta Fácil. Para ajudar os clientes a entenderem a sua conta, conhecer os tributos, os custos com geração, transmissão e distribuição, a CPFL lançou mais uma facilidade de atendimento digital: o Conta Fácil. Disponível no app “CPFL Energia”, basta tocar o menu e selecionar a opção “Minha Fatura”. Em seguida, o botão do “Conta Fácil” estará entre as opções da tela.

Já no site da companhia, o www.cpfl.com.br, é só acessar a aba “Atendimento”, em seguida clicar em “Serviços Online”, rolar a tela até encontrar o item “Demais Serviços” e, na coluna “Minha Fatura”, escolher a opção “Conta Fácil”. Também é possível acessar o Conta Fácil diretamente por meio deste link: https://servicosonline.cpfl.com.br/agencia-webapp/#/conta-facil​. Se o cliente ainda não tiver cadastro no portal, será necessário preenchê-lo para ter acesso ao conteúdo. Se já for cadastrado, basta inserir o login e a senha e pronto. 

Dicas para Economizar Energia: 

Geladeiras

1. Instalar a geladeira em local bem ventilado, desencostada de paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas;

2. Nunca utilizar a parte traseira da geladeira para secar panos, roupas ou tênis;

3. Nunca colocar alimentos quentes na geladeira;

4. Não forrar as prateleiras da geladeira;

5. Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e não se esquecer de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado.

Ar-condicionado

6. Quando o uso do ar condicionado for inevitável, o ideal é utilizá-lo da melhor maneira possível, evitando a utilização por longos períodos e com temperaturas muito baixas;

8. Priorize a compra de aparelhos de ar-condicionado com a tecnologia inverter, cujos motores são mais eficientes e econômicos;

9. Manter os filtros do ar limpos também é uma ótima iniciativa de economia, já que assim o motor não se esforçará mais que o ideal;

10. Sempre mantenha os ambientes bem arejados. Abrir cortinas e janelas ajuda na ventilação e reduz a necessidade de ar-condicionado e ventiladores.

Chuveiros elétricos

11. Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição "verão" (o consumo será cerca de 30% menor);

12. Limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro;

13. Tomar banhos mais rápidos e desligar a torneira ao se ensaboar;

14. Nunca reaproveitar uma resistência queimada;

15. Uma boa opção também são os aquecedores solares para água, que, cada vez mais, possuem preços atrativos e demandam baixa manutenção.


Tags:
    CPFL Paulista; Reajuste Tarifário;