Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Projeto de Eficiência Energética da CPFL Santa Cruz reduz consumo de energia da SAEC de Chavantes

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   27/05/2020

​Ação vai proporcionar redução equivalente ao consumo de 46 residências por ano, além de substituir bombas por modelos mais eficientes e construir um novo reservatório

Chavantes, 28 de maio de 2020. A CPFL Santa Cruz está investindo R$ 921 mil no projeto de Eficiência Energética implementado na Superintendência de Água e Esgoto de Chavantes (SAEC), cidade na região de Ourinhos. A ação prevê a troca de oito bombas, otimização dos Sistemas Sede e Santo Antônio por seis modelos novos e eficientes de bombas e implementação de comando via rádio no Sistema Santo Antônio. Além disso, um novo reservatório metálico de 280 mil litros de água será construído no Sistema Sede, substituindo o antigo reservatório e garantindo melhor capacidade de armazenamento. 

As iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ajudam instituições públicas e filantrópicas a reduzirem suas contas de energia. O projeto vai proporcionar uma redução de cerca de 356,16 MWh ao ano (consumo equivalente ao de 46 residências) e de 34,56 kW de demanda no horário de ponta. A obra ainda evitará a emissão de 26 toneladas de CO2 na atmosfera – o mesmo que o plantio de 160 novas árvores.

“O projeto da CPFL moderniza o sistema utilizado pelo SAEC, traz mais confiabilidade e eficiência ao serviço essencial que a instituição presta à população, além de proporcionar redução no consumo de energia”, diz Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética da CPFL. O projeto será realizado no mais breve intervalo de tempo, considerando o contexto da pandemia e com todos os protocolos de segurança.

Para o superintendente do SAEC, Marco Antônio da Silva, o projeto é de extrema importância porque vai reduzir diretamente os custos com energia e possibilitar investimentos e melhorias no sistema de saneamento básico do município, além da implementação de tecnologia nos equipamentos da SAEC. “O impacto será imediato tanto para os moradores de Chavantes e Irapé quanto para nossos colaboradores, que terão melhores condições de desenvolver suas atividades com mais segurança”, complementa Silva.

O SAEC é responsável pela gestão administrativa e financeira do serviço de abastecimento de água e coleta de esgoto do município de Chavantes e do distrito de Irapé. Entre suas principais funções está a distribuição de água tratada às 5.058 unidades consumidoras.


Tags:
    SAEC; Chavantes; Eficiência Energética; CPFL Santa Cruz;