Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista economiza energia suficiente para atender 6.250 clientes durante um ano

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   27/03/2019

Famílias de baixa renda se beneficiaram com a troca de lâmpadas e eletrodomésticos, e estudantes participaram de iniciativas de conscientização​

Campinas, 28 de março de 2019 – Clientes da CPFL Paulista puderam economizar mais de 15 mil megawatts-hora (MWh) de energia elétrica em 2018 por meio do Programa de Eficiência Energética da empresa. O volume seria suficiente para atender uma cidade de, aproximadamente, 6.250 unidades consumidoras por um ano inteiro e evitará a emissão de 1,2 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de quase sete mil árvores. Os ganhos resultam de 16 iniciativas que tornaram o consumo de clientes residenciais, comerciais e do poder público mais eficiente.

A distribuidora do grupo CPFL Energia, que atende 4,4 milhões de consumidores em 234 municípios do interior de São Paulo, investiu R$ 30 milhões em projetos de eficiência energética no ano passado. Os valores foram financiados com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Com o programa, a distribuidora quer ajudar o cliente a consumir energia de forma inteligente e segura. São projetos que, com foco em inovação, favorecem todos os segmentos do mercado”, reforça o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia.

Entre as ações, cerca de 36,1 mil famílias de baixa renda se beneficiaram com a instalação de equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes, regularização de ligações clandestinas e orientações de agentes comunitários. A empresa promoveu a substituição de 20 mil lâmpadas tradicionais pelas de tecnologia LED, mais econômicas e duradouras, nas residências desses consumidores e trocou mil refrigeradores, além de instalar mais 3,5 mil aquecedores solares.

Outros 9,7 mil clientes tiveram a oportunidade de trocar sua geladeira ou seu freezer com desconto por meio da parceria da CPFL com a rede varejista Magazine Luiza. Foram 7,2 mil eletroeletrônicos mais eficientes adquiridos com preço até 45% menor. Já o CPFL nas Escolas, iniciativa que orienta crianças e adolescentes sobre o consumo consciente de energia, chegou a 20,9 mil alunos de 236 escolas da rede pública dos municípios.

A distribuidora também aplicou R$ 2,1 milhões em projetos e equipamentos para tornar comércios e serviços mais eficientes no uso da energia. Mais R$ 7,4 milhões foram destinados à melhoria de prédios públicos e empresas de serviço público, com troca de lâmpadas, motores e outros sistemas energéticos.

Os recursos do Programa de Eficiência Energética provêm do valor arrecadado nas contas de energia elétrica e é aprovado junto à Aneel. Esse dinheiro volta para a sociedade por meio de projetos que buscam preservar os recursos naturais e promover educação para o uso consciente de energia elétrica, evitando, assim, o desperdício.​


Tags:
    CPFL Paulista; Programa de Eficiência Energética ANEEL;