Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

O esforço para evitar acidente elétrico

Escrito por:

CPFL Imprensa   21/10/2013

Mais do que produzir, gerar empregos ou prestar serviços, toda empresa tem um compromisso com a sociedade que muitas vezes supera sua ação corporativa. Um bom exemplo disso pode ser percebido em relação à prevenção de acidentes, envolvendo não apenas seus funcionários, mas toda a comunidade das regiões onde opera. É exatamente essa a atuação das empresas do Grupo CPFL Energia junto a seus públicos de relacionamento.

Trabalhar próximo à rede elétrica impõe condições absolutamente essenciais para os profissionais, fazendo com que a segurança e a prevenção de acidentes tenham um grau de prioridade tão importante quanto a própria qualidade do trabalho realizado. Normalmente os acidentes ocorrem por uma sucessão de falhas, aliadas ao desconhecimento dos riscos e à falta de treinamento adequado sobre as atividades a serem desenvolvidas.

O desconhecimento dos perigos também é um fator preponderante para os acidentes envolvendo a comunidade, especialmente as crianças. O desafio é aumentar a capacitação de todos os trabalhadores, assim como as medidas de prevenção de ordem geral capazes de evitar que os acidentes ocorram. Há categorias profissionais mais sujeitas a essas ameaças, como eletricistas, pintores, instaladores de antena e painéis, jardineiros, profissionais de construção de civil, podadores de árvores e calheiros devem ficar atentos às normas básicas de segurança.

Uma dessas regras, que vale também para as crianças em suas brincadeiras com pipas, é considerar as redes elétricas sempre energizadas. Outra preocupação importante é manter distância dos cabos, para que não haja nenhum risco de choque elétrico. Deve-se ter muito cuidado e atenção ao manusear ferramentas e outros dispositivos próximos à rede elétrica, sobretudo os de metal, mais propensos à condutibilidade elétrica. Essas providências devem ser estudadas antecipadamente dentro do planejamento de segurança do trabalho, muitas vezes não priorizado.

Tão importante quanto observar os riscos inerentes a essas atividades é a utilização correta de equipamentos de proteção que podem salvar vidas. Capacetes adequados, luvas de isolamento elétrico, cinturões de segurança, cones de sinalização são alguns dos equipamentos que contribuem para evitar as lesões decorrentes de acidentes ou, ao menos, amenizá-las. Mas não nos iludamos, a prevenção, o planejamento do que irá ser executado e o cuidado constante são os pontos fundamentais para a eliminação dos acidentes.

Na construção civil, por exemplo, é essencial verificar antes de executar obras se há situações perigosas por perto. Encostar ou aproximar andaimes, escadas, barras de ferro ou outros materiais dos fios elétricos pode provocar acidentes muito graves. Da mesma forma, operar máquinas agrícolas próximo às redes ou empinar pipas em locais onde existam fios é uma atividade de risco. A eliminação de acidentes elétricos não é tarefa simples, mas precisa ser constantemente perseguida. Resolver esse problema implica em união de esforços das empresas envolvidas, dos trabalhadores e da sociedade. Sem essa junção de esforços, dificilmente a luta contra os acidentes será vencida. 

Tags: