Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia anuncia novos vice-presidentes e presidentes de empresas controladas

Escrito por:

Assessoria de imprensa   07/05/2015


 

Processo faz parte do ajuste da estrutura organizacional para reforçar a liderança empresarial do Grupo no setor elétrico brasileiro

 

Campinas, 8 de maio de 2015 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, anuncia os novos diretores-executivos da companhia e os novos presidentes das empresas controladas. A mudança faz parte do processo de ajuste da estrutura organizacional para criar as bases necessárias para manter e consolidar a liderança empresarial e institucional do Grupo no mercado nacional.

 

A engenheira Karin Regina Luchesi, até então presidente da CPFL Geração, assume a nova vice-presidência de Operações de Mercado, voltada à implementação de iniciativas de criação de valor nos negócios de geração, comercialização, telecomunicações e eficiência energética. Anteriormente, Karin havia sido Diretora de Comercialização de Energia e Diretora de Planejamento Energético e Gestão de Energia do Grupo.

 

Já a nova vice-presidência de Operações Reguladas foi ocupada por Luís Henrique Ferreira Pinto, ex-presidente das distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga. A nova área é responsável pelos negócios de distribuição e transmissão do Grupo, com foco em eficiência operacional e gestão regulatória. O executivo já havia sido, em 2011, presidente da RGE, distribuidora da companhia no Rio Grande do Sul.

 

O executivo Wagner Schneider de Freitas assume a liderança da vice-presidência de Planejamento e Gestão Empresarial. Com passagens por empresas como Whirpool, Positivo e Embraer, o executivo irá comandar uma área com foco em pessoas, planejamento e processos e ênfase nos princípios da inovação e da eficácia empresarial.

 

Fermando Mano, que era diretor de Planejamento Energético e Gestão de Energia, assume a presidência da CPFL Geração. O novo presidente da CPFL Paulista e da CPFL Piratininga é Carlos Zamboni Neto, substituído em suas funções como presidente da CPFL Santa Cruz, CPFL Leste Paulista, CPFL Sul Paulista, CPFL Mococa e CPFL Jaguari por Marco Antônio Villela, ex-diretor de Distribuição de Energia.

 

Por fim, Eduardo dos Santos Soares, ex-diretor de Desenvolvimento de Negócios, assume a presidência das empresas de serviços do Grupo, a CPFL Serviços, a CPFL Atende e a CPFL Total.

 

Sobre a CPFL Energia

 

A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

 

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

 

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do quarto trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

 

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.​

Tags: