Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

“Novos horizontes da responsabilidade” são temas de debates online do Café Filosófico CPFL

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   01/03/2017


Campinas, 1 de março de 2017 - O Café Filosófico CPFL, série de debates abertos promovida pelo Instituto CPFL em Campinas com transmissão ao vivo para o público online, vai discutir, em março e abril, os “Novos horizontes da responsabilidade” do mundo contemporâneo. O módulo tem a curadoria do filósofo e professor da Unicamp Osvaldo Giacoia Jr. Os encontros, neste início de ano, acontecem às quartas-feiras e poderão ser acompanhados ao vivo pelo site http://www.institutocpfl.org.br/cultura/aovivo

Segundo o curador, o poder-fazer, fomentado pelo desenvolvimento tecnológico, colocou o ser humano em condições teóricas e práticas de destruir inteiramente suas próprias condições de existência no planeta Terra.

Nesse contexto, de acordo com Giacoia, um novo conceito de responsabilidade torna-se indispensável, e tentativas são feitas nas diferentes esferas culturais, da religião às ciências, da filosofia às artes e à política. 

“Responsabilidade é, atualmente, a tradução da necessidade de amadurecimento e despertar para uma nova consciência dos impasses e dilemas do habitar humano no mundo.” 

No primeiro encontro, na quarta-feira, 22/03, às 19h, Giacoia fala sobre a necessidade de reconhecer direitos próprios a entidades que até entraram na conta da reflexão ética a partir do surgimento desses novos sujeitos.

No encontro seguinte, na quarta-feira 29/03, Zeljko Loparic, filósofo e professor da Unicamp, aborda “A ética da lei de Freud e Lacan e a ética do cuidado de Winnicott”. Segundo ele, o componente central dessa ética é o senso de responsabilidade para consigo mesmo, para com os outros e para com a sociedade.

O módulo continua com debates abertos e online em abril com os temas: “O abismo da autonomia (05/04), “Questões jurídicas e responsabilidade” (12/04), “A ética necessária: responsabilidade e solidariedade” (19/04) e “Relações humanas no mundo contemporâneo: testemunho como chave ética” (26/04).

Mais informações em www.institutocpfl.org.br/cultura/aovivo​

Tags:
    Café Filosófico; Instituto CPFL; CPFL Energia; cultura; Osvaldo Giacoia Jr