Campinas, 22 de outubro de 2015 - O forte temporal que atingiu o interior de São Paulo no início da noite de hoje (22/10) afetou o fornecimento de energia para parte dos clientes das distribuidoras, principalmente nas áreas da CPFL Paulista e CPFL Santa Cruz.
As principais cidades afetadas foram Americana, Nova Odessa, Piracicaba Sumaré, Paulínia, Araraquara, Bauru, Botucatu, Jaú, Garça e Ocauçu, na área de concessão da CPFL Paulsita e Taquarituba e Pirajú, na área de concessão da CPFL Santa Cruz. Os principais danos registrados pela CPFL neste temporal foram ocasionados pela força dos ventos ou descargas atmosféricas, que derrubaram postes, galhos ou árvores e objetos sobre a rede elétrica.
A CPFL reforça também que todas as equipes de eletricistas das distribuidoras foram mobilizadas no início do temporal e permanecem acionadas para solucionar os casos de falta de energia o mais breve possível.
Toda força de trabalho foi mobilizada para atender o mais rapidamente as cargas essenciais, que são hospitais, unidades básicas de saúde, clientes com UTI domiciliar, escolas e demais prédios e equipamentos públicos. O trabalho realizado prioriza a retirada de árvores de grande porte e objetos que caíram sobre a rede elétrica e a reconstrução da mesma, sempre em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Transito e outros órgãos públicos.
A empresa tem ciência dos casos de falta de energia e o trabalho de recuperação do sistema elétrico seguirá, com todas as equipes mobilizadas até o completo restabelecimento do serviço.
A situação do fornecimento de energia elétrica hoje, às 19h era a seguinte:
Americana – 48 mil clientes afetados
Nova Odessa – 22 mil clientes afetados
Piracicaba – 22 mil clientes afetados
Sumaré – 25 mil clientes afetados
Paulínia – 14 mil clientes afetados
Bauru – 50 mil clientes afetados
Araraquara – 10 mil clientes afetados
Botucatu – 9 mil clientes afetados
Jaú – 8 mil clientes afetados
Garça e Ocauçu - 9 mil clientes afetados
Região de Piraju e Taquarituba – 16 mil clientes afetados
O que fazer em caso de falta de energia
Em caso de eventual falta de energia, a CPFL recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento. Além do telefone 0800, o contato com a distribuidora pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS), aplicativos para smartphone e também e-mail.
Vale ressaltar que a CPFL possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tomará as medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como Hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.
Segurança
• Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
• Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente à CPFL.
• Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
• Afaste-se de janelas e portas metálicas,
• Evite os banhos nos momentos de tempestades.
• Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
• Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
Canais de atendimento ao cliente
Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
Site: www.cpfl.com.br
SMS: enviar a palavra LUZ e o seu código (localizado no verso da sua conta de energia) para o número da distribuidora, descrito na tabela abaixo:
• CPFL Jaguari: 26801
• CPFL Mococa: 26802
• CPFL Leste Paulista: 26803
• CPFL Sul Paulista: 26804
• CPFL Santa Cruz: 26805
• CPFL Paulista: 27351
• CPFL Piratininga: 27304