Campinas, 18 de novembro de 2015 – O forte temporal que atingiu o interior do Estado de São Paulo na noite de ontem (17/11) afetou o fornecimento de energia para parte dos clientes da CPFL Paulista, da CPFL Piratininga, da CPFL Santa Cruz e da CPFL Sul Paulista. Rajadas de ventos com velocidade máxima de 114,3km/h foram registradas pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri/Unicamp), provocando danos à rede elétrica.
As principais cidades e regiões afetadas pelo temporal de ontem foram Campinas, Região de Sumaré, Região de Itapira, Ribeirão Preto, Região de Araçatuba, São José de Rio Preto, Bauru, Duartina, Pederneiras, Jundiaí, Vinhedo, Itu, Indaiatuba.
Os principais danos registrados foram ocasionados pela força dos ventos, que derrubaram postes, galhos ou árvores e objetos sobre a rede elétrica.
No pico das ocorrências, por volta das 20h da noite de ontem, 350 mil clientes estavam sem energia, o que representa 4,6% do número total de consumidores atendidos pelo Grupo CPFL. Disso, 380 mil clientes eram da CPFL Paulista, 84 mil da CPFL Piratininga, 37 mil da CPFL Santa Cruz e 5 mil da CPFL Sul Paulista. No momento, 40,9 mil consumidores ainda estão sem energia nas quatro empresas.
A CPFL reforça também que todas as equipes de eletricistas de suas distribuidoras foram mobilizadas desde o início do temporal e permanecem acionadas para solucionar os casos de falta de energia o mais breve possível. As cargas essenciais, que são hospitais, unidades básicas de saúde, clientes com UTI domiciliar, escolas e demais prédios e equipamentos públicos, têm prioridade no atendimento.
O trabalho em curso realizado prioriza a retirada de árvores de grande porte e objetos que caíram sobre a rede elétrica e a reconstrução da mesma, sempre em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Transito e outros órgãos públicos.
A empresa tem ciência dos casos de falta de energia, e o trabalho de recuperação do sistema elétrico seguirá, com todas as equipes mobilizadas até o completo restabelecimento do serviço.
A situação do fornecimento de energia elétrica hoje, às 10h30, era a seguinte:
CPFL Paulista: 22,5 mil clientes interrompidos
CPFL Piratininga: 8 mil clientes interrompidos;
CPFL Santa Cruz: 9 mil clientes interrompidos;
CPFL Sul Paulista: 1,4 mil clientes interrompidos
O que fazer em caso de falta de energia
Em caso de eventual falta de energia, a CPFL recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento. Além do telefone 0800, o contato com a distribuidora pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS), aplicativos para smartphone e também e-mail.
Vale ressaltar que a CPFL possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tomará as medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como Hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.
Segurança
• Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
• Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente à CPFL.
• Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
• Afaste-se de janelas e portas metálicas,
• Evite os banhos nos momentos de tempestades.
• Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
• Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
Canais de atendimento ao cliente
Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
Site: www.cpfl.com.br
SMS: enviar a palavra LUZ e o seu código (localizado no verso da sua conta de energia) para o número da distribuidora, descrito na tabela abaixo:
• CPFL Jaguari: 26801
• CPFL Mococa: 26802
• CPFL Leste Paulista: 26803
• CPFL Sul Paulista: 26804
• CPFL Santa Cruz: 26805
• CPFL Paulista: 27351
• CPFL Piratininga: 27304