Campinas, 23 de outubro de 2015 (21h) - O forte temporal, acompanhado de ventos e descargas atmosféricas, que atingiu o interior de São Paulo no início da noite de ontem (22/10) e na madrugada de hoje (23/10), afetou o fornecimento de energia elétrica para parte dos clientes das distribuidoras do Grupo.
A situação, em diversas regiões, já se encontra normalizada restando ocorrências isoladas, devido à queda de postes, galhos ou árvores e objetos lançados sobre a rede elétrica.
A CPFL reforça também que todas as equipes de eletricistas das distribuidoras continuam mobilizadas desde o início do temporal e permanecem acionadas para solucionar os casos de falta de energia o mais breve possível.
Toda força de trabalho foi mobilizada para atender o mais rapidamente as cargas essenciais, que são hospitais, unidades básicas de saúde, clientes com UTI domiciliar, escolas e demais prédios e equipamentos públicos. O trabalho realizado prioriza a retirada de árvores de grande porte e objetos que caíram sobre a rede elétrica e a reconstrução da mesma, sempre em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Transito e outros órgãos públicos.
A empresa tem ciência dos casos de falta de energia, e o trabalho de recuperação do sistema elétrico seguirá, com todas as equipes mobilizadas até o completo restabelecimento do serviço.
A situação do fornecimento de energia elétrica hoje (21h) era a seguinte:
CPFL Paulista
Município de São José do Rio Preto – 8 mil clientes afetados
Município de Marília – 1,5 mil clientes afetados
Município de Bauru - restabelecido – com casos isolados
Município de Ribeirão Preto – restabelecido – com casos isolados
O que fazer em caso de falta de energia
Em caso de eventual falta de energia, a CPFL recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento. Além do telefone 0800, o contato com a distribuidora pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS), aplicativos para smartphone e também e-mail.
Vale ressaltar que a CPFL possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tomará as medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como Hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.
Segurança
• Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
• Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente à CPFL.
• Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
• Afaste-se de janelas e portas metálicas,
• Evite os banhos nos momentos de tempestades.
• Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
• Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
Canais de atendimento ao cliente
Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
Site: www.cpfl.com.br
SMS: enviar a palavra LUZ e o seu código (localizado no verso da sua conta de energia) para o número da distribuidora, descrito na tabela abaixo:
• CPFL Jaguari: 26801
• CPFL Mococa: 26802
• CPFL Leste Paulista: 26803
• CPFL Sul Paulista: 26804
• CPFL Santa Cruz: 26805
• CPFL Paulista: 27351
• CPFL Piratininga: 27304