Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Nos 40 anos de “Taxi Driver”, Cine CPFL promove ciclo em homenagem a Martin Scorsese

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   02/05/2016

​Campinas, 03 de maio de 2016Para celebrar os 40 anos do lançamento de “Taxi Driver”, clássico de Martin Scorsese, o Cine CPFL, em Campinas, promove, em maio, uma mostra com os filmes do começo da carreira do premiado diretor norte-americano. 

A primeira sessão, na próxima quinta-feira, 05/05, às 19h, com entrada gratuita, é uma raridade: o longa de estreia do cineasta, “Quem bate à minha porta?”, de 1967.

O filme conta a história de dois jovens de Nova York que amadurecem à medida que descobrem, desde muito cedo, as diferentes linguagens da violência, entre elas a sexual. Em seu primeiro longa-metragem, Scorsese consegue imprimir, aos 25 anos, algumas marcas que o consagrariam ao longo de sua trajetória.

Na quinta-feira seguinte, 13/05, também às 19h, será exibido “Taxi Driver”, filme que, segundo Scorsese, serve como metáfora da alienação da grande cidade. 

“Doze horas de trabalho e ainda não consigo dormir. Tudo o que minha vida precisava era uma noção de que caminho seguir”, diz, a certa altura do drama, o motorista Travis Bickle, interpretado por Rober De Niro – um símbolo do homem que passa entre todas as coisas mas não se detém sobre nada.

O último filme da mostra é “Touro Indomável”, que será exibido em 19/05. O drama conta, pelos olhos surrados de Jake LaMotta (De Niro), a ascensão e queda de um pugilista violento e possessivo que ganha prestigio e dinheiro com a mesma rapidez com que sua vida se degrada. O foco, aqui, é o homem, e não o ringue, numa transposição de fronteiras entre inimigos reais e imaginários que o levam ao isolamento e à autodestruição.

Ao longo do ciclo o público poderá conferir, em tela grande, o trabalho minucioso de um cineasta que conseguiu investigar e denunciar, por meio de personagens desajustados que perambulam pelo submundo das grandes cidades, os conflitos de uma sociedade fundada, unida e, ao mesmo tempo, fracionada por uma linguagem universal: a violência.

Serviço

Local: Auditório Umuarama
Datas: todas as quintas-feiras (5, 12 e 19/05)
Horário: 19h00
Capacidade: 162 lugares
Classificação Etária: indicação de cada filmes
Entrada: Entrada gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.institutocpfl.org.br/cultura

Tags:
    CPFL Energia; Instituto CPFL; cultura; setor elétrico