Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Na TV: Café Filosófico CPFL estreia série “Transtornada mente” com Neury Botega

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   03/07/2021

Café na TV vai tratar do aumento dos transtornos mentais em nova série nas noites de domingo da TV Cultura

 

Neury Botega | Foto Gustavo Borges (fotos aqui)

O Café Filosófico CPFL estreia neste domingo (04) a série “Transtornada mente: uma visão da psiquiatria”, com curadoria do médico psiquiatra Neury Botega. A temporada vai abordar a saúde mental como uma constante preocupação nos dias atuais. A série percorre as estatísticas de pessoas acometidas por ansiedade, depressão, insônia e várias dependências, de substâncias psicoativas a redes sociais. O programa vai ao ar às 19 horas, com transmissão pela TV Cultura e suas afiliadas.

O médico contextualiza que “se há relatos milenares de casos de depressão, insônia e ansiedade, a vida em um mundo virtual parece ter aumentado a desadaptação na vida real, gerando timidez, agorafobia, bem como intolerância e agressividade”. 

Composta por sete programas, “Transtornada mente” explica como interpretar e compreender esse aumento dos transtornos mentais e como o fenômeno se associa com as mudanças vividas pela sociedade atualmente. Também participam da série os psiquiatras Marco Bessa, Mário Eduardo Costa Pereira e Luiz Alberto Hetem.

O episódio de estreia, com o próprio Neury Botega, trata sobre a “Depressão”. Botega contextualiza que o contato com o mundo real exige uma certa dose de tristeza e que isso é algo normal, entretanto, em casos de depressão, a tristeza configura uma ameaça. “Algumas pessoas chegam ao consultório de um psiquiatra ou um psicanalista com queixas de uma tristeza que vem acompanhada de outros sintomas: é mais duradoura, sem uma causa aparente, traz sensação de desesperança e que pode se refletir até em sintomas corporais graves”, explica.


Confira as datas das exibições:

04/07 - Depressão, com Neury Botega, psiquiatra
11/07 - Depressão em debate, com Neury Botega
18/07 - Dependência, com Marco Bessa, psiquiatra
25/07 - Dependência em debate, com Marco Bessa
01/08 - Insônia, com Mário Eduardo Costa Pereira, psiquiatra e psicanalista
08/08 - Ansiedade, com Luiz Alberto Hetem, psiquiatra
15/08 - Insônia e Ansiedade em debate, com Mário Eduardo Costa Pereira e Luiz Alberto Hetem

Tags:
    Neury Botega; Café Filosófico CPFL; Instituto CPFL; Transtornada mente: uma visão da psiquiatria