Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Live do Café Filosófico CPFL debate as fronteiras da biotecnologia com Michel Naslavsky

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   14/10/2021

Transmissão ocorre na próxima quinta (21), pelo canal do Café no Youtube, às 18h, diretamente da casa do professor do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP

O Café Filosófico CPFL realiza uma nova transmissão “fica em casa” nesta quinta-feira (21), às 18 horas, com a participação do professor do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Michel Naslavsky. Com o tema “Fronteiras da Medicina: genômica e bioética”, o programa vai refletir sobre os avanços da biotecnologia, a influência da genética e as implicações que requerem atenção nesta área. O Café Filosófico CPFL é um programa de reflexões produzido pelo Instituto CPFL.

Atualmente, é possível sequenciar o genoma de um indivíduo em apenas uma hora e meia. O tempo é pequeno, porém, as aplicações poderão influenciar décadas de vida, familiares e até as comunidades onde esses indivíduos vivem. Naslavsky contextualiza os avanços da genética que já estão acontecendo. “Cientistas modificam porcos para compatibilizar o transplante de órgãos. Os remédios serão prescritos precisamente para você. Seu plano de saúde sabe quais são seus riscos de doença (ainda que você não saiba)”.

Com os avanços também surgem as dúvidas. O que é preciso saber sobre os avanços da biotecnologia e de que maneira se situar diante das inovações? “A minha intenção, neste encontro, é provocar a reflexão sobre a influência da genética em nossas vidas, a assimetria das informações genéticas em segmentos da sociedade e quais implicações são dignas de atenção num dos campos em maior transformação na ciência e tecnologia”, afirma Naslavsky.

O episódio faz parte da série “Transformações decisivas: moldando um novo mundo”, que tem curadoria do físico e doutor em Cosmologia, Luiz Alberto Oliveira. A série analisa os desafios e perspectivas que envolvem a aceleração da expansão civilizatória para a cognição humana, para os campos da saúde, da longevidade e para a desigualdade das populações.

Serviço
Café Filosófico CPFL #ficaemcasa com Michel Naslavsky, professor
Quando: dia 21/10, quinta-feira, às 18h00
Onde: youtube.com/CafeFilosofico
Informações: institutocpfl.org.br​

Tags:
    Café Filosófico CPFL; Michel Naslavsky; Instituto CPFL