Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Leandro Karnal, Mario Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé debatem ética e democracia no Café Filosófico CPFL especial

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   20/09/2016


Campinas, 21 de setembro de 2016 - O Brasil vive uma crise ética, política e econômica de grandes proporções. O cenário gera insegurança e preocupação em relação a temas como corrupção. O que se vê, entretanto, é um nível preocupante também de radicalização e intolerância ao mesmo tempo em que boa parte da população está interessada e atenta em refletir e debater o momento político. Devemos ser otimistas?

A pergunta será levantada por Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé e Mario Sergio Cortella no Café Filosófico CPFL especial de lançamento do livro “Verdades e mentiras: Ética e democracia no Brasil” (Papirus 7 Mares) no dia 3 de outubro às 19h, na Estação Cultura, em Campinas.

O evento, organizado pelo Instituto CPFL, será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo site institutocpfl.org.br/cultura/aovivo. A capacidade do local é de 4.800 pessoas (2.800 sentadas).

No livro, assinado também por Gilberto Dimenstein, os autores debatem as fricções que envolvem a tensa relação entre ética e democracia, colocando em xeque as verdades e as mentiras que compõem o universo político nacional. 

Com opiniões por vezes divergentes, mas que se complementam, eles discutem o que, de fato, define um governo democrático e o quanto ele é reflexo de nosso posicionamento como cidadãos.

Os autores trazem à conversa temas que tratam de práticas e dilemas da vida pública com que temos convivido já há bastante tempo e mostram que, mesmo em cenários de crise, há, sim, motivos para acreditar no exercício de uma democracia que tenha o coletivo como bem maior. 

Sobre os palestrantes

Mario Sergio Cortella – Filósofo e palestrante, tem mestrado e doutorado em Educação pela PUC-SP, onde atua como professor titular. É também professor convidado da Fundação Dom Cabral e lecionou no GVpec da FGV-SP. Foi assessor especial e chefe de gabinete do professor Paulo Freire e secretário municipal de Educação de São Paulo. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira.
 
Leandro Karnal – Historiador e palestrante, tem doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidad Nacional Autónoma de México e pelo Centre National de la Recherche Scientifique, de Paris. É professor da Universidade Estadual de Campinas e tem vários livros publicados, além de atuar como membro do conselho editorial de publicações acadêmicas da Unicamp e da Unisinos, onde concluiu a graduação em História.
 
Luiz Felipe Pondé – Colunista do jornal Folha de S.Paulo, é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo e pela Universidade Paris VIII e possui pós-doutorado pelas Universidades de Tel Aviv (Israel) e Giessen (Alemanha). Coordenador de curso e vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da Faap, é professor da pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP. Tem atuado também como professor convidado em universidades do Brasil e do exterior.

Tags:
    Instituto CPFL; cultura; café filosófico; leandro karnal