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CPFL Piratininga investe R$ 24,5 milhões no sistema elétrico de Sorocaba em 2015

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Assessoria de imprensa   02/02/2016

​Investimentos foram destinados à expansão e manutenção do sistema elétrico

Sorocaba, 2 de fevereiro de 2016 – Quarta cidade mais populosa do Estado de São Paulo e uma das que mais se beneficiaram da descentralização industrial da região metropolitana de São Paulo, Sorocaba recebeu importantes investimentos do Grupo CPFL em 2015. Atenta a este movimento econômico, a CPFL Piratininga destinou R$ 24,5 milhões em projetos na cidade, o investimento mais elevado dos 27 municípios atendidos pela concessionária no interior paulista e Baixada Santista.

Os recursos foram aplicados na manutenção e melhoramento das redes elétricas primaria e secundária, tornando mais robusto, seguro e confiável o sistema local, tornando mais contínuo o fornecimento de energia para os clientes do município.

Do montante investido pela concessionária no município, R$ 10,9 milhões foram aplicados em projetos de atendimento ao cliente, com destaque para o montante de R$ 4,2 milhões na conexão de novos clientes residenciais e comerciais de baixa tensão e de R$ 2,095 milhões expansão da rede urbana para ligação de clientes em núcleo habitacional. Outros R$ 47 mil foram destinados à adequação e ampliação da capacidade de subestações e linhas de transmissão na região.

A CPFL Piratininga destinou mais R$ 2,1 milhões na manutenção da rede elétrica da cidade. Realizadas de forma preventiva, as manutenções visam não só a melhoria da qualidade dos serviços, aumentando a confiabilidade da malha de distribuição, como também reforçar o sistema para enfrentar as tempestades que se concentram com a chegada do verão, já que a rede se torna menos suscetível a interferências externas. A distribuidora ainda investiu mais R$ 1,92 milhão em melhorias da rede.

 

Redes inteligentes

O município de Sorocaba também recebeu investimentos em novas tecnologias para melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela CPFL Piratininga. As chamadas redes inteligentes, ou smart grids, prometem uma verdadeira revolução no relacionamento entre a distribuidora e os seus clientes, inclusive os residenciais, trazendo mais rapidez e qualidade e ampliando o volume de informações disponíveis sobre a rede elétrica, que hoje não são acessíveis com as atuais redes analógicas. 

Apostando no futuro, a empresa investiu R$ 1,6 milhão na implantação de 896 medidores inteligentes em Sorocaba, que irão transmitir informações on-line sobre o consumo de clientes industriais para o Centro de Inteligente de Medição (CIM), em Campinas. Em outra frente dessa tecnologia, foram aportados R$ 5 milhões na instalação de 171 chaves telecomandadas, que recuperam o sistema automaticamente e reestabelecem o fornecimento de energia sem a intervenção humana.

Índices de qualidade no fornecimento de energia elétrica

Fruto dos investimentos em todas as cidades de sua área de atuação, a CPFL Piratininga possui um dos menores índices de duração (DEC) e frequência (FEC) de interrupções de fornecimento de energia do Brasil entre as grandes distribuidoras, segundo o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O DEC, índice que representa a média do tempo que o cliente da CPFL Piratininga ficou sem energia durante o período de um ano, foi de 6,98 horas/ano em 2014, enquanto o FEC, índice que mede a frequência de interrupções no fornecimento, em média, por cliente, foi de 4,19 vezes em 2014. A média brasileira, em 2014, foi de um DEC de 14,58 horas e um FEC de 11,77 vezes.

É importante destacar que cerca de 2/3 do tempo em que falta energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (com quedas de árvores), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores, além de furtos de cabos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes e organizados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede elétrica. O desabastecimento causado por fatores externos é inerente ao modelo de rede elétrica existente no Brasil.

As tecnologias de rede aérea empregadas pela CPFL e em diversos países são confiáveis e eficientes, além de terem um custo acessível que impacta menos na conta de luz do que uma rede de tecnologia diferenciada, como redes subterrâneas, que chegam a ser mais caras e recomendadas para localidades como condomínio e locais de grande incidência populacional. Nas áreas rurais, de difícil acesso para os veículos das equipes, e nos locais que necessitam de execução de obras ou operações complexas, como substituição de postes e remoção de árvores de grande porte, o restabelecimento do fornecimento de energia pode levar mais tempo. 

Canais de atendimento ao cliente CPFL Piratininga:

 

  • Site: www.cpfl.com.br
  • Contact Center: 0800 010 2570 (ligação gratuita)
  • App CPFL e VC, disponível para IOS, Android e Windows Phone
  • SMS: enviar a palavra LUZ e o seu código (localizado no verso da sua conta de energia) para o número 27304
  • Atendimento presencial:

    Av. Itavuvu Nº 3415 Casa do Cidadão Itavuvu

    Bairro: Jd Santa Cecília

    Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 09h00 às 17h00

     

    Av. Ipanema Nº 3439 Casa do Cidadão Ipanema

    Bairro: Vila Angélica

    Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 9h00 às 17h00

     

    Av. Bandeirantes Nº 4155 Cada do Cidadão Brigadeiro Tobias

    Bairro: Brigadeiro Tobias

    Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 9h00 às 17h00

     

    Rua Nogueira Padilha Nº 1460 Casa do Cidadão Vila Hortência

    Bairro: Além Ponte

    Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 9h00 ás 17h00

     

    Rua Bonifácio de Oliveira Cassú Nº 80 Casa do Cidadão Éden

    Bairro: Éden

    Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 9h00 ás 17h00

     

    Rua Estado de Israel Nº 424 Casa do Cidadão Ipiranga

    Bairro: Ipiranga

    Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 9h00 ás 17h00

     

 

Sobre a CPFL Energia

 

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

 

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

 

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

 

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

 

 

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    investimento sorocaba