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CPFL Piratininga investe R$ 1,4 milhão no sistema elétrico de Itupeva

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Assessoria de imprensa   29/02/2016

​​Investimentos foram destinados à expansão e manutenção do sistema elétrico

Itupeva, 1º de março de 2016 – A CPFL Piratininga, empresa do Grupo CPFL Energia responsável pela distribuição de energia em 27 cidades na região de Sorocaba, Jundiaí e baixada santista, destinou R$ 1,4 milhão em investimentos na cidade de Itupeva para renovação e reforço da rede elétrica da distribuidora em 2015.

         Os recursos foram aplicados em projetos de expansão, manutenção e melhoramento da rede elétrica e oferecem as condições para atender ao aumento da demanda por energia e ao crescimento da economia local. Outro objetivo destes investimentos é tornar o sistema mais robusto, seguro e confiável, aumentando os índices de continuidade do fornecimento de energia elétrica e a qualidade do serviço para os seus clientes.

Do total aplicado em Itupeva, R$ 527 mil custearam projetos de atendimento ao cliente, que incluem a conexão de novas unidades consumidoras à rede elétrica.  Outros R$ 364 mil foram destinados à adequação e à ampliação da capacidade da rede elétrica, importantes recursos de infraestrutura para ampliar a capacidade do município de receber novos empreendimentos comerciais, industriais ou residenciais.

Manutenção

Além de expandir a rede elétrica existente, a CPFL Piratininga ainda investiu cerca de R$ 490 mil em manutenção e melhoramento do sistema na cidade. Realizadas de forma preventiva, as manutenções visam não só a melhoria da qualidade dos serviços, aumentando a confiabilidade da malha de distribuição, como também reforçar o sistema para enfrentar as tempestades que se concentram nesta época do ano, quando as chuvas são mais frequentes.

Índices de qualidade no fornecimento de energia elétrica

Fruto dos investimentos em todas as cidades de sua área de atuação, a CPFL Piratininga possui um dos menores índices de duração (DEC) e frequência (FEC) de interrupções de fornecimento de energia do Brasil entre as grandes distribuidoras, segundo o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O DEC, índice que representa a média do tempo que o cliente da CPFL Piratininga ficou sem energia durante o período de um ano, foi de 6,98 horas/ano em 2014, enquanto o FEC, índice que mede a frequência de interrupções no fornecimento, em média, por cliente, foi de 4,19 vezes em 2014. A média brasileira, em 2014, foi de um DEC de 14,58 horas e um FEC de 11,77 vezes.

É importante destacar que cerca de 2/3 do tempo em que falta energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (com quedas de árvores), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores, além de furtos de cabos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes e organizados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede elétrica. O desabastecimento causado por fatores externos é inerente ao modelo de rede elétrica existente no Brasil.

As tecnologias de rede aérea empregadas pela CPFL e em diversos países são confiáveis e eficientes, além de terem um custo acessível que impacta menos na conta de luz do que uma rede de tecnologia diferenciada, como redes subterrâneas, que chegam a ser mais caras e recomendadas para localidades como condomínio e locais de grande incidência populacional. Nas áreas rurais, de difícil acesso para os veículos das equipes, e nos locais que necessitam de execução de obras ou operações complexas, como substituição de postes e remoção de árvores de grande porte, o restabelecimento do fornecimento de energia pode levar mais tempo.

Canais de atendimento ao cliente CPFL Piratininga:

 

  • Site: www.cpfl.com.br
  • Contact Center: 0800 010 2570 (ligação gratuita)
  • App CPFL e VC, disponível para IOS, Android e Windows Phone
  • Atendimento presencial: Rua Miguel Madani, Nº 67 (parte alta) Loja 05 – bairro Jardim São Vicente (de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00)

     

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

 

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.​

Tags:
    investimento itupeva infraestrutura