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CPFL Piratininga investe R$ 513 mil no sistema elétrico de Iperó

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Assessoria de imprensa   29/02/2016

​Investimentos foram destinados à expansão e manutenção do sistema elétrico

Iperó, 1º de março de 2016 – A CPFL Piratininga, empresa do Grupo CPFL Energia responsável pela distribuição de energia em 27 cidades na região de Sorocaba, Jundiaí, e baixada santista, destinou aproximadamente R$ 513 mil em investimentos no município de Iperó para renovação e reforço da rede elétrica da distribuidora em 2015.

Os recursos foram aplicados em projetos de expansão, manutenção e melhoramento da rede elétrica que atende a cidade, criando condições para atender ao aumento da demanda por energia e o crescimento da economia local. Outro objetivo destes investimentos é tornar o sistema mais robusto, seguro e confiável, aumentando a continuidade do fornecimento de energia elétrica e a qualidade do serviço para os seus clientes.

Do total aplicado em Iperó, cerca de R$ 300 mil foram destinados à manutenção e melhoramento do sistema na cidade. Realizadas de forma preventiva, as manutenções visam não só a melhoria da qualidade dos serviços, aumentando a confiabilidade da malha de distribuição, como também reforçar o sistema para enfrentar as tempestades que se concentram nesta época do ano, quando as chuvas são mais frequentes. Outros R$ 170 mil custearam projetos de atendimento ao cliente, que incluem a conexão de novos consumidores.

Índices de qualidade no fornecimento de energia elétrica

Fruto dos investimentos em todas as cidades de sua área de atuação, a CPFL Piratininga possui um dos menores índices de duração (DEC) e frequência (FEC) de interrupções de fornecimento de energia do Brasil entre as grandes distribuidoras, segundo o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O DEC, índice que representa a média do tempo que o cliente da CPFL Piratininga ficou sem energia durante o período de um ano, foi de 6,98 horas/ano em 2014, enquanto o FEC, índice que mede a frequência de interrupções no fornecimento, em média, por cliente, foi de 4,19 vezes em 2014. A média brasileira, em 2014, foi de um DEC de 14,58 horas e um FEC de 11,77 vezes.

É importante destacar que cerca de 2/3 do tempo em que falta energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (com quedas de árvores), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores, além de furtos de cabos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes e organizados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede elétrica. O desabastecimento causado por fatores externos é inerente ao modelo de rede elétrica existente no Brasil.

As tecnologias de rede aérea empregadas pela CPFL e em diversos países são confiáveis e eficientes, além de terem um custo acessível que impacta menos na conta de luz do que uma rede de tecnologia diferenciada, como redes subterrâneas, que chegam a ser mais caras e recomendadas para localidades como condomínio e locais de grande incidência populacional. Nas áreas rurais, de difícil acesso para os veículos das equipes, e nos locais que necessitam de execução de obras ou operações complexas, como substituição de postes e remoção de árvores de grande porte, o restabelecimento do fornecimento de energia pode levar mais tempo.

Canais de atendimento ao cliente CPFL Piratininga:

 

  • Site: www.cpfl.com.br
  • Contact Center: 0800 010 2570 (ligação gratuita)
  • App CPFL e VC, disponível para IOS, Android e Windows Phone
  • Atendimento presencial: Av. Santa Cruz Nº 55, região Central (de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00)

     

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.


Tags:
    investimento iperó infraestrutura