Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Instituto CPFL entrega cheque simbólico para Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Americana

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   19/02/2017


Americana, 20 de fevereiro de 2017 - O Instituto CPFL, responsável pelas ações culturais, esportivas e sociais do Grupo CPFL Energia, anuncia o repasse de R$ 40.960,00 para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da cidade de Americana, para apoiar o Projeto de Diagnóstico Situacional da Criança e do Adolescente que será realizado em 2017.
 
A formalização da parceria e entrega do cheque simbólico, com a presença da presidente do Conselho, Neide Donizeti Nunes, dos responsáveis do Grupo CPFL e demais autoridades municipais, acontece na próxima quarta-feira, 22/02, às 14h, na Câmara Municipal de Americana (Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo Endereço: Praça Divino Salvador, 5 – Bairro: Girassol). 
 
O recurso é proveniente da dedução de 1% do Imposto de Renda devido da empresa.
 
O Programa CPFL de Apoio ao CMDCA existe desde 2002 e a partir de 2014 foi reestruturado, passando a apoiar os próprios CMDCAs no desenvolvimento de Diagnósticos da situação da criança e do adolescente e de Planos de Ação que atendam Causas Prioritárias nos Municípios.
 
Com base na Resolução nº 137/10 do Conselho Nacional da Criança e Adolescente – Conanda, que define as responsabilidades dos Conselhos Municipais (realização de diagnóstico situacional, estabelecimento de prioridades e deliberação sobre as políticas públicas no âmbito municipal), as diretrizes do programa foram alteradas para apoiar o fortalecimento dos Conselhos Municipais, a gestão assertiva dos recursos do Fundo da Criança e do Adolescente, assim como na disseminação da Política Pública da Criança e Adolescente.
 
Segundo Mário Mazzilli, diretor do Instituto CPFL, a reestruturação do programa, com o apoio direto aos Conselhos Municipais, permite compreender a situação de vulnerabilidade dos municípios e aplicar, de modo mais eficaz, os recurso para as reais necessidades das crianças e adolescentes nestes locais.
 
“A experiência de mais de 10 anos com o Programa de Apoio aos CMDCAs motivou a CPFL Energia a contribuir de forma mais efetiva para o fortalecimento dos Conselhos e da rede de proteção e na disseminação de políticas públicas. Por meio do apoio na execução de diagnósticos da situação das crianças e adolescentes e na elaboração de planos de ação, agora sob responsabilidade do Instituto CPFL, pretendemos alcançar resultados ainda mais abrangentes e estruturantes nos municípios beneficiados”, afirma.
 
Em 2014 a CPFL Energia apoiou nove municípios da área de concessão na execução de diagnósticos situacionais. Os produtos finais destes relatórios se transformam em planos de ação que, na sua implementação, beneficiará cerca de 70 mil crianças e adolescentes. Esse número corresponde a aproximadamente a 20% da população em cada cidade apoiada.
 
Os Conselhos Municipais da Criança e Adolescente (CMDCA) são importantes instrumentos de execução das políticas públicas. A falta de recursos e de capacitação adequada, porém, prejudica o entendimento da realidade das crianças e adolescentes nas cidades, e consequentemente a aplicação eficiente dos recursos captados.
 
Segundo o resultado de diagnósticos realizados entre 2015 e 2016 por diversos Conselhos de cidades da área de concessão da CPFL os principais problemas enfrentados pela rede local de atendimento e proteção da Criança e do Adolescente são: violências domésticas (maus tratos, negligência, abandono), adolescentes em conflito com a lei, envolvimento de crianças e adolescentes com álcool e drogas, ruptura dos vínculos familiares, abuso sexual ou exploração sexual e comercial e evasão escolar.
 
Alinhado à sua Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa o Programa CPFL de Apoio aos Conselhos Municipais e Iniciativas Federais, através de leis de incentivo fiscal, atua em quatro diferentes frentes: apoio aos Conselhos Municipais da Criança e Adolescente, aos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, programas de atendimento à pacientes com câncer (PRONON) e pessoas com deficiência física (PRONAS/PCD).
 
Entrega do cheque simbólico para a cidade de Americana
 
Onde: Câmara Municipal de Americana - Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo
Horário: 14h
Endereço: Praça Divino Salvador, 5 – Bairro: Girassol.
Ponto de Referência: Teatro Municipal Lulu Benencase. Telefone: 3472-9700

Tags:
    Instituto CPFL; CDMCA; cultura; CPFL Energia; Americana