Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Horário de Verão termina à zero hora de domingo, dia 16 de fevereiro

Escrito por:

CPFL Imprensa   10/02/2014

​A 43ª edição do Horário de Verão termina à zero hora de domingo, dia 16 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. Após 119 dias, desde o início do horário especial, a CPFL Paulista, distribuidora de energia elétrica que atende 234 cidades no interior paulista, registrou uma redução de 0,52% no consumo de energia elétrica na região onde atua, e ainda uma diminuição de 1,72% na demanda no horário de pico, nesse período.

Essa economia no consumo de energia elétrica corresponde a 55.838 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Bauru por um período de aproximadamente 19 dias, ou Campinas por cinco dias, ou Ribeirão Preto por nove dias, ou ainda São José do Rio Preto durante 15 dias. A economia é possível em razão do melhor aproveitamento da luz natural, já que essa defasagem de uma hora torna os dias "mais longos".

Histórico no Brasil

A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, o horário de verão acontece há 28 anos. Esta é 43ª edição do horário de verão no Brasil. Os estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Em 8 de dezembro de 2008, foi assinado pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva o decreto de número 6.558, que estabelece os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.

Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar a luminosidade do verão. Entre eles estão os países membros da União Europeia, a maioria dos países que formavam a antiga União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).

Tags: