Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Gustavo Sablewski assume a diretoria jurídica da CPFL Energia

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   21/05/2017

Campinas, 22 de maio de 2017 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, anuncia que Gustavo Henrique de Aguiar Sablewski assume a diretoria Jurídica da companhia. O executivo atuava como gerente Jurídico Estratégico e substitui Fábio Fernandes de Medeiros na função, que deixa o Grupo. 

Gustavo Sablewski é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas e possui pós-graduação em Direito Tributário pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), além de MBA em Gestão Empresarial em Tributação e Contabilidade pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

A escolha de Gustavo Sablewski para o cargo foi tomada com base no plano de sucessão da companhia e atende às melhores práticas de mercado. O executivo possui 14 anos de experiência no setor elétrico, com passagem anterior pela Light. Na CPFL Energia desde 2013, foi responsável por liderar a estruturação da Gerência Jurídica Estratégica, promovendo a categorização dos contenciosos da empresa. 

As iniciativas de reestruturação da diretoria, a exemplo das que já foram coordenadas por Sablewski, levaram o Jurídico da CPFL Energia a ser reconhecido, em 2016, como o melhor departamento legal da América Latina, de acordo com o International General Counsel Awards. A premiação reúne e reconhece, anualmente, empresas de mais de 20 países com as melhores práticas em termos de planejamento, gestão, execução e inovação das áreas legais, fiscais e de propriedade intelectual. 

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.258 MW, no final do primeiro trimestre de 2017. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.​

Tags:
    CPFL Energia; Jurídico; Recursos Humanos; Plano de Sucessão; Gustavo Sablewski