Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Paulista conclui projeto de Gestão Energética Municipal em Piracicaba

Escrito por:

Assessoria de imprensa    25/01/2016

Com consultoria da distribuidora, administração municipal pode economizar um mês de consumo durante o ano

Piracicaba, 26 de janeiro de 2016 – A prefeitura de Piracicaba tem a oportunidade de reduzir o consumo de energia elétrica em 7,84% ao ano até 2020, o que representa um volume aproximado de 14,7 mil MWh por ano. Com essa economia, é como se a administração municipal poupasse o equivalente a um mês de consumo de energia elétrica durante o ano, levando em consideração o consumo médio mensal atual. A economia prevista será possível quando a Prefeitura aplicar as ações sugeridas pelo programa GEM (Gestão Energética Municipal), um estudo detalhado sobre o consumo de energia da prefeitura oferecido pela CPFL Paulista.

Nesta terça-feira, a CPFL Paulista entregou o estudo realizado nos últimos 18 meses, em cerimônia que contou com a participação de representantes da companhia e da Prefeitura de Piracicaba. Neste período, a distribuidora também capacitou um corpo de servidores municipais em gestão de energia e sugeriu ações de eficiência energética para melhorar a gestão do recurso público ligado ao consumo de eletricidade. O investimento nesta consultoria foi de R$ 100 mil, aplicados com recursos do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, com a anuência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"O objetivo é preparar os servidores e assegurar a continuidade das ações empreendidas na gestão de energia elétrica dos municípios envolvidos. A partir de agora, o conhecimento adquirido fortalecerá a administração dos responsáveis operacionais dos diferentes departamentos ou secretarias municipais, além de estreitar o relacionamento com a CPFL", destaca o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Jr.

O estudo segue a metodologia de PLAMGE, idealizada pela Eletrobras dentro do contexto do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica do Governo Federal, e é uma referencia brasileira em gestão do consumo de energia elétrica municipal. O plano para Piracicaba detalha o consumo de eletricidade da prefeitura e os seus custos, 17,314 milhões de MWh e R$ 38,23 milhões em 2014, respectivamente. Com as ações já em curso e as serem desenvolvidas durante a execução do plano, a expectativa é de que o poder público municipal em Piracicaba possa reduzir em 7,84% o seu consumo de energia por ano até 2020 ou 14,742 mil MWh por ano.

 
Melhor gestão dos recursos públicos

A consultoria prestada pelo programa GEM é uma maneira de dar ferramentas para que a administração municipal melhore ainda mais a gestão de recursos públicos empenhados em consumo de energia elétrica. Os resultados do projeto são duradouros, uma vez que auxilia na mudança de cultura com relação ao uso de energia. No correr do estudo, foi possível planejar atividades que fazem uso da energia elétrica na administração municipal, gerir contas e contratos de energia e identificação de áreas com potencial de melhoria da eficiência, sem a perda da qualidade do serviço ofertado.

O projeto GEM prevê a criação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM) dentro de cada prefeitura envolvida. A CPFL capacita os municípios no uso do sistema computacional SIEM Web (Sistema de Informação Energética Municipal da Eletrobrás PROCEL) e elabora o planejamento do uso da energia elétrica do município com base na metodologia do PLAMGE, da Eletrobras PROCEL. O estudo também estabelece os indicadores para a mensuração dos resultados.

Além de Piracicaba, o GEM foi aplicado no município de Bauru e está em curso em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

 
Sobre o Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia     

A CPFL incentiva o consumo consciente de energia, por meio do Programa de Eficiência Energética, desde 1998.  As iniciativas visam promover o uso racional e eficiente de energia junto às comunidades, órgãos públicos e iniciativa privada, contribuindo assim para a diminuição do desperdício e a preservação dos recursos naturais.

Os principais objetivos do programa é promover a utilização racional da energia elétrica, a diminuição do desperdício e contribuir para a ampliação da consciência da sociedade sobre o tema. A redução nos gastos com energia elétrica depende do projeto de eficiência energética implementado nas instalações e dos novos hábitos das pessoas.

As concessionárias da CPFL Energia desenvolvem projetos em prédios públicos, indústrias, estabelecimentos comerciais, escolas públicas, residências, áreas rurais, hospitais, entidades filantrópicas e projetos de iluminação pública.
A participação no Programa de Eficiência Energética é feita por meio de solicitação via Consultores de Negócios da CPFL Energia ou pelo preenchimento do formulário disponível no site http://www.cpfl.com.br/eficienciaenergetica.

Tags: