Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Filme inédito de Cristiano Burlan e o premiado “A Hora da Estrela” são atrações da mostra Cinema e Reflexão do #cinecpfl

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   11/06/2017


Campinas, 12 de junho de 2017 - Uma sessão de pré-estreia do longa-metragem “No Vazio da Noite”, com as presenças de seu diretor, Cristiano Burlan, e do ator Mário Bortolotto, e a exibição do clássico brasileiro “A Hora da Estrela”, que rendeu a Marcélia Cartaxo o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim, são as atrações desta semana da mostra Cinema e Reflexão, do #cinecpfl. A entrada é gratuita.
 
“No Vazio da Noite” (Brasil, 2016, 80 min, 12 anos), o mais novo trabalho de Cristiano Burlan, ganha exibição em 14/06, quarta-feira, às 19h, dentro da ‘sessão do realizador’. O enredo acompanha um homem que, atormentado pelos pensamentos que a insônia lhe provoca, vagueia noite adentro. No elenco estão Henrique Zanoni, Mário Bortolotto, Jean-Claude Bernardet, Gustavo Canovas e Rodrigo Sanches. 
 
Cristiano Burlan é diretor de 20 filmes, com destaque para “Mataram Meu Irmão”, grande vencedor do festival É Tudo Verdade, no qual conquistou o Prêmio CPFL Energia/É Tudo Verdade “Janela para o Contemporâneo”. A maior parte de sua filmografia participou de importantes festivais, como o Festival de Havana, de Málaga, Toronto, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival do Rio, entre outros. Já Mário Bortolotto acumula atuações em filmes ("Augustas", de Francisco Cesar Filho, "Ralé", de Helena Ignez) com uma reconhecida carreira como dramaturgo. Foi vencedor do Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes - APCA, de melhor autor do ano de 2000 pelo conjunto da obra, e do Prêmio Shell de melhor autor por “Nossa Vida Não Vale Um Chevrolet”, em 2001.
 
No dia 15/06, quinta-feira, também às 19h, a mostra Cinema e Reflexão retoma o eixo temático do mês de junho, dedicado às mulheres e com curadoria da cineasta e apresentadora Marina Person. Será projetado o filme “A Hora da Estrela” (Brasil, 1985, 96 min, 12 anos), de Suzana Amaral, produção que mereceu o prêmio da crítica no Festival de Berlim; foi eleito como o melhor filme, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor fotografia e melhor montagem no Festival de Brasília; e melhor direção no Festival de Havana. Baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, o filme focaliza Macabéa, uma imigrante nordestina que vive na cidade de São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma, vive em uma pensão miserável e não tem ambições, apesar de querer ter um namorado. Um dia ela conhece um operário metalúrgico, com quem inicia um namoro - só que Glória, sua colega de trabalho, tem outros planos. Ao lado de Marcélia Cartaxo, compõem o elenco José Dumont, Tamara Taxman, Umberto Magnani, Dirce Militello e Fernanda Montenegro.
 
Nas próximas semanas, a mostra Cinema e Reflexão apresenta títulos como o belga “Dois Dias, Uma Noite”, que rendeu múltiplas premiações à atriz Marion Cotillard; a produção brasileira “Que Horas Ela Volta?”, da diretora Anna Muylaert, com Regina Casé a frente do elenco; o premiado argentino “Paulina”; e “Um Céu de Estrelas”, que é seguido de debate com sua realizadora, Tata Amaral, e a escritora Clara Averbuck.
 
Sobre Marina Person
Formada em cinema pela Universidade de São Paulo, Marina Person é diretora dos longas-metragens “Person” (2007) e “Califórnia” (2015). Foi apresentadora de programas televisivos nas emissoras MTV Brasil, Glitz*, TV Cultura, VHS1 Brasil e Arte1. Atualmente está à frente de “O Papel da Vida”, no Canal Brasil, e "Cinedrops", na Rádio Eldorado FM. É sócia da produtora Mira Filmes, responsável por filmes, webséries, projetos transmídias e séries expográficas.
 
As sessões da mostra Cinema e Reflexão acontecem no Instituto CPFL, que fica na Rua Jorge de Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas. As projeções têm entrada franca, com retirada de ingressos a partir das 18h. 
 
Mais informações podem ser acessadas através da home-page da mostra:
www.facebook.com/cinemaereflexaocpfl​

Tags:
    Instituto CPFL; cultura; CPFL Energia; A Hora da Estrela; Cine CPFL; Cinema e Reflexão