Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

ETEC de Amparo recebe primeiro laboratório de Eficiência Energética da CPFL Paulista

Escrito por:

Assessoria de imprensa   18/03/2015

Investimento de quase R$ 1 milhão ajudará a capacitar professores e alunos a criarem sistemas industriais que utilizam a energia de forma sustentável   ​

Amparo, 19 de março de 2015 – A CPFL Paulista, distribuidora de energia elétrica do Grupo CPFL Energia que atende a 234 cidades do interior de São Paulo, entregou, nesta quinta-feira, o primeiro de sete laboratórios de Eficiência Energética que serão instalados em escolas e faculdades técnicas estaduais do Centro Paula Souza. Com este laboratório, a ETEC João Belarmino, no município de Amparo, tornou-se a central de capacitação de professores e educadores que irão lecionar no laboratório. O investimento no CPFL Labtech foi de quase R$ 1 milhão pelo Programa de Eficiência Energética aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).    

O objetivo da iniciativa é dar condições para a formação de profissionais capazes de propor soluções de como utilizar a energia elétrica de maneira racional e inteligente em ambiente industrial. Com a entrega do laboratório, a CPFL Paulista treinará os educadores dos cursos de Eletrônica, Eletrotécnica e Eletroeletrônica a utilizarem os equipamentos. Esses educadores multiplicarão os conceitos de Eficiência Energética em suas respectivas instituições que também receberão laboratórios nos próximos meses.

O Labtech em Amparo é o primeiro laboratório de um total de sete que serão instalados em outras ETECs e FATECs do Estado. "Com este projeto, nós queremos ampliar o conhecimento sobre a energia elétrica e tornar sua utilização mais racional e sustentável. Na CPFL, nós trabalhamos todos os dias para que a energia gerada e distribuída seja utilizada da melhor forma possível", afirma Luiz Carlos Lopes Jr., gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia,

O laboratório é composto por 64 aparelhos de bancada que simulam diversos aparelhos em uma indústria, como sistemas de ar-condicionado, de iluminação, de geração de energia fotovoltaica e eólica. Eles serão que serão utilizados na formação dos alunos de todos os cursos técnicos da instituição.

A professora Sônia Regina Correa Fernandes, Responsável pelo Grupo de Supervisão Educacional do Centro Paula Souza, comemora o fruto da parceria entre uma empresa privada e uma instituição pública. "Eficiência energética é um assunto que a instituição pública não pode se eximir. Temos que coloca-lo em discussão nas nossas salas de aulas. A escola, sozinha, não consegue oferecer a tecnologia de ponta para este aprendizado. Por isso, parcerias como essa são extremamente relevantes para a formação dos nossos futuros profissionais".

A cerimônia de entrega do laboratório contou com a presença do Prefeito Municipal de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob. "Uma iniciativa como esta vem colaborar com uma série de ações que estão sendo desenvolvidas na cidade e em outros municípios do circuito das águas paulista que visam tornar nossas ações mais sustentáveis".

A entrega do Labtech e a capacitação dos professores é parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Tags:
    ETEC, laboratório, eficiência energética