Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Especialistas debatem dilemas do pensamento político no Café Filosófico CPFL

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   03/11/2016


Campinas, 04 de novembro de 2016 - Criticismo político, democracia polarizada, explosão de flash mobs e redes de cidadania, narcisismo e vulgarização da vida pública nas redes sociais. Quais são os grandes temas que definem nosso debate político?

A questão será levantada no módulo de novembro do Café Filosófico CPFL sobre “Visões de justiça”. A série reunirá, com debate abertos ao público em Campinas e transmissão online no site institutocpfl.org.br/cultura/aovivo, o filósofo e cientista político Fernando Schüler, curador do módulo, a professora da UFPR Andrea Faggion e o filósofo e colunista da Folha de S.Paulo Luiz Felipe Pondé.

A série pretende debater, entre outros pontos, se conceitos da política, como esquerda e direita, ainda fazem sentido em meio aos processos de transformação. “E o debate contemporâneo sobre o liberalismo e o conservadorismo? Na América Latina, ao menos, diz-se que vivemos o fim do chamado ciclo populista e a ascensão de ideias liberais. Mas que tipo de liberalismo é este?”, pergunta Schüler, que abre o módulo na sexta-feira, 04/11, às 19h, com o tema “O que, afinal de contas, consideramos uma sociedade justa?”.

“Fala-se, da mesma forma, em um renascimento de ideias conservadoras. É possível diferenciar com nitidez a mente de um liberal da mente de um conservador? No Brasil, o conservadorismo é frequentemente confundido com um certo moralismo de costumes, ou mesmo com velhas posturas autoritárias. Fazem sentido estas correlações?”, complementa o especialista.

As heranças de Edmund Burke, Hume e Tocqueville nesta grande tradição e seus intérpretes no mundo atual também estão no centro dos encontros.

Faggion conversa com o público sobre os “Dilemas do pensamento político atual” no dia 18/11.

Pondé encerra o módulo com a palestra “O que é ser liberal e conservador para além do senso comum?” no dia 25/11.

Mais informações no site institutocpfl.org.br/cultura/

Tags:
    Instituto CPFL; cultura; Café Filosófico; Luiz Felipe Pondé