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CPFL Energia está preparada para atuar durante a realização das provas do ENEN 2014

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Assessoria de imprensa   05/11/2014

As distribuidoras do Grupo CPFL Energia estão preparadas para atuar emergencialmente neste sábado e domingo, dias 8 e 9 de novembro, quando ocorre o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEN 2014. A empresa adotou um esquema especial de atendimento para reduzir o tempo de restabelecimento em eventuais interrupções no fornecimento de energia que possam ocorrer durante o processo de aplicação das provas.

Para garantir que tudo ocorra com tranquilidade, a empresa está mobilizando um grande número de profissionais para atuar das 8h00 do dia 08/11 (sábado) até às 19h do dia 9/11 (incluindo operadores, equipes de campo e profissionais de tele atendimento). Subestações móveis estarão  posicionadas em locais estratégicos para atender cidades na área de concessão da empresa que estejam participando do Exame.  Equipes de técnicos e eletricistas ficarão posicionadas próximo aos locais de votação e apuração para agir prontamente, caso haja necessidade. No caso de falta de energia, será dada prioridade de restabelecimento para as escolas e demais locais de aplicação de provas, além de unidades consumidoras que tradicionalmente são consideradas prioritárias, como hospitais, postos de saúde, delegacias de polícia, unidades do corpo de bombeiros e resgate.

Os serviços de atendimento via call center e internet também estarão operando em escala especial e com equipes de sobreaviso para atender um eventual aumento de demanda durante esse período. Além disso, no sentido de manter uma comunicação mais rápida com os locais de prova, a CPFL disponibilizou telefones exclusivo (0800 774 4286) com prioridade de atendimento, para todas as distribuidoras do grupo em São Paulo, Sul de Minas Gerais e Norte do Paraná: CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz, CPFL Sul Paulista, CPFL Leste Paulista, CPFL Mococa e CPFL Jaguari. No Rio Grande do Sul foi disponibilizado o telefone 0800 721 0721, para atender clientes da Rio Grande Energia – RGE, em caso de falta de energia durante as provas do ENEN.

 

Investimentos no sistema elétrico

As distribuidoras do Grupo CPFL Energia investem intensamente em expansão, manutenção e melhorias em seu sistema elétrico, o que inclui ações como:

 

  • Inspeção de redes
  • Podas de árvores
  • Construção e ampliação de subestações
  • Ampliação de linhas de transmissão
  • Instalação de chaves telecomandadas
  • Substituição de postes e cruzetas

 

Esse trabalho preventivo, realizado principalmente entre os meses de abril a outubro, permite que, nos meses críticos de novembro a março – período chuvoso no Estado de São Paulo, as equipes possam se concentrar em atendimentos emergenciais. É importante ressaltar que, em situações de emergência na rede elétrica, principalmente no período do verão, a CPFL frequentemente atua em conjunto com outros agentes da sociedade, como Defesa Civil, Prefeituras Municipais, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e concessionárias de rodovias, aliados importantes na prestação desse serviço essencial, que é a energia elétrica, com qualidade e, acima de tudo, segurança.

Outro trabalho em curso é a instalação de chaves telecomandadas na rede, Sendo que até 2013, as distribuidoras do Grupo instalaram cerca de 4.500 desses equipamentos. Com essa medida, a empresa esperar reduzir o tempo de atendimento das ocorrências e identificar de forma mais rápida os problemas da rede, podendo solucionar boa parte deles sem necessidade de deslocamento de equipes de campo.

Até 2013, o Grupo CPFL investiu R$ 215 milhões em projetos de smart grid (redes inteligentes). Além desses investimentos em rede, as distribuidoras da CPFL Energia também adotam a utilização de 12 transformadores e subestações móveis, posicionados estrategicamente em bases operacionais da companhia pelas áreas de concessão, e que proporcionam um atendimento mais ágil aos consumidores em situações de emergência, até a solução definitiva.

 

Indicadores de qualidade do fornecimento

Todo esse trabalho de gestão e treinamento de equipes, investimentos na rede elétrica, monitoramento e logística operacional fez da CPFL Energia uma referência no segmento de distribuição de energia elétrica, tendo suas distribuidoras posicionadas entre as concessionárias com os melhores índices de qualidade no país. A qualidade no fornecimento de energia é medida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio dos índices de continuidade chamados de DEC e FEC. O primeiro representa a média de horas que o cliente ficou sem energia durante um ano; e o segundo, a média da frequência de interrupções de energia por cliente, no mesmo período.

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    Enem