Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia está preparada para atuar durante as Eleições 2014

Escrito por:

Assessoria de imprensa   30/09/2014

As distribuidoras do Grupo CPFL Energia estão preparadas para atuar emergencialmente no domingo, dia 5 de outubro, quando são realizadas as eleições. A empresa adotou um esquema especial de atendimento para reduzir o tempo de restabelecimento em eventuais interrupções no fornecimento de energia que possam ocorrer durante o processo de votação.

Foi mobilizado um grande número de profissionais para atuar durante o período  (incluindo operadores, equipes de campo e profissionais de tele atendimento). Subestações móveis serão  posicionadas em locais estratégicos para atender cidades na área de concessão da empresa.  Equipes de técnicos e eletricistas ficarão posicionadas próximo aos locais de votação e apuração para agir prontamente, caso haja necessidade. Na falta de energia, será dada prioridade de restabelecimento para as escolas e demais locais de votação mapeados, além de unidades consumidoras que tradicionalmente são consideradas prioritárias, como hospitais, postos de saúde, delegacias de polícia, unidades do corpo de bombeiros e resgate.

Os serviços de atendimento via call center e internet também estarão operando em escala especial e com equipes de sobreaviso para atender um eventual aumento de demanda durante esse período. Além disso, no sentido de manter uma comunicação mais rápida com os colégios eleitorais, a CPFL disponibilizou telefones exclusivos (0800) com prioridade no atendimento. Adicionalmente, foi disponibilizado um número de telefone exclusivo para o Tribunal Regional Eleitoral, através do qual a instituição poderá, rapidamente, entrar em contato com o Centro de Operações da empresa, de forma a garantir a troca das informações em tempo real e, consequentemente, a agilidade no restabelecimento do serviço em caso de interrupções. O cliente CPFL também pode solicitar atendimento por meio dos canais de relacionamento das empresas do Grupo.

Investimentos no sistema elétrico

As distribuidoras do Grupo CPFL Energia investem intensamente em expansão, manutenção e melhorias em seu sistema elétrico, o que inclui ações como:

  • Inspeção de redes
  • Podas de árvores
  • Construção e ampliação de subestações
  • Ampliação de linhas de transmissão
  • Instalação de chaves telecomandadas
  • Substituição de postes e cruzetas

 

Esse trabalho preventivo, realizado principalmente entre os meses de abril a outubro, permite que, nos meses críticos de novembro a março – período chuvoso no Estado de São Paulo, as equipes possam se concentrar em atendimentos emergenciais. É importante ressaltar que, em situações de emergência na rede elétrica, principalmente no período do verão, a CPFL frequentemente atua em conjunto com outros agentes da sociedade, como Defesa Civil, Prefeituras Municipais, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e concessionárias de rodovias, aliados importantes na prestação desse serviço essencial, que é a energia elétrica, com qualidade e, acima de tudo, segurança.

Outro trabalho em curso é a instalação de chaves telecomandadas na rede, Sendo que até 2013, as distribuidoras do Grupo instalaram cerca de 4.500 desses equipamentos. Com essa medida, a empresa esperar reduzir o tempo de atendimento das ocorrências e identificar de forma mais rápida os problemas da rede, podendo solucionar boa parte deles sem necessidade de deslocamento de equipes de campo.

Até 2013, o Grupo CPFL investiu R$ 215 milhões em projetos de smart grid (redes inteligentes). Além desses investimentos em rede, as distribuidoras da CPFL Energia também adotam a utilização de 12 transformadores e subestações móveis, posicionados estrategicamente em bases operacionais da companhia pelas áreas de concessão, e que proporcionam um atendimento mais ágil aos consumidores em situações de emergência, até a solução definitiva.​

Indicadores de qualidade do fornecimento

Todo esse trabalho de gestão e treinamento de equipes, investimentos na rede elétrica, monitoramento e logística operacional fez da CPFL Energia uma referência no segmento de distribuição de energia elétrica, tendo suas distribuidoras posicionadas entre as concessionárias com os melhores índices de qualidade no país. A qualidade no fornecimento de energia é medida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio dos índices de continuidade chamados de DEC e FEC. O primeiro representa a média de horas que o cliente ficou sem energia durante um ano; e o segundo, a média da frequência de interrupções de energia por cliente, no mesmo período.

Tags:
    Eleições; Distribuição; Qualidade