Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Eficientização energética: economia e preservação de recursos naturais

Escrito por:

CPFL Imprensa    21/10/2013

Por Rubens Bruncek Ferreira*

Os índices de consumo de energia atingiram, no primeiro trimestre de 2013, patamares só antes registrados em 2001, ano da maior crise energética já vivida em nosso país. Se hoje estamos consumindo a mesma quantidade de energia que na época do racionamento, também temos mais consciência de como utilizá-la, e de tecnologia para otimizar o consumo. O desenvolvimento aumenta a demanda por energia, o que é natural, mas isso não é razão para desperdiçarmos este recurso, pelo contrário. O desenvolvimento tecnológico nos possibilita ser cada vez mais eficientes na utilização da energia elétrica.

Mas como iniciar um movimento para tornar nossas unidades mais eficientes? Atualmente existem empresas especializadas em planejamento e implementação de soluções energéticas mais eficientes e até mesmo sustentáveis. Os projetos vão desde substituição do sistema de ar condicionado, instalação de novos padrões de lâmpadas, luminárias e outros equipamentos que utilizam novas tecnologias que fazem com que os equipamentos ofereçam os mesmos benefícios, em termos de conforto e produtividade, consumindo menos energia elétrica.

A tecnologia e novos serviços disponíveis também podem contribuir para que grandes consumidores façam um uso da energia elétrica de forma mais estratégica. É possível investir em unidades de autoprodução de energia, por exemplo, como pequenas usinas que geram parte da eletricidade consumida pela indústria ou empresa. A boa gestão dos equipamentos também é outro fator que contribui para a eficientização de uma unidade consumidora. Aperfeiçoando as rotinas de manutenção de máquinas e instalações industriais, as fábricas não só economizam energia e matéria-prima, como também incentivam a criação de empregos e o aperfeiçoamento do seu produto final.

Nós, da CPFL Serviços, acreditamos que o uso racional da energia elétrica passa, portanto, por esse caminho: consumo eficiente, que proporciona economia e preservação dos recursos naturais.

*Rubens Bruncek Ferreira é presidente da CPFL Serviços, empresa do grupo CPFL Energia que oferece serviços e soluções nas áreas de Transmissão, Distribuição, Sistemas de Autoprodução e Recuperação de Equipamentos.

Tags: