Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Documentário “São Silvestre” tem pré-estreia em Campinas

Escrito por:

CPFL Imprensa    19/01/2014

​​O documentário "São Silvestre", dirigido por Lina Chamie, tem pré-estreia marcada para esta terça-feira, dia 21/01, às 21h30, no Topázio Cinemas, localizado no Shopping Prado, em Campinas. A sessão será gratuita e os ingressos são limitados à capacidade da sala. A retirada de ingresso na bilheteria do cinema pode ser feita a partir desta sexta-feira, dia 17/01, das 14h às 21h.

A produção é da BossaNovaFilms e da Girafa Filmes, e tem como coprodutora a Teleimage. O filme conta com o patrocínio da CPFL Energia, copatrocínio da Prefeitura de São Paulo, por meio do Programa de Fomento ao Cinema, e apoio da Gazeta Esportiva, Run&Fun e Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2010.

"São Silvestre" é um documentário feito de puras sensações sonoras e visuais. Correndo com os corredores, mas olhando para os lados, atenta à paisagem concreta de São Paulo, a câmera de "São Silvestre" consegue traduzir, na base do som e da poesia muda das imagens, o que significa percorrer os 15 quilômetros que separam os homens e as mulheres do grande clímax que é a chegada.

São, na verdade, 17 câmeras, distribuídas nos pontos mais improváveis – nas cabeças, nos braços e pernas dos atletas, mas também em traquitanas inventadas para deslizar pelo tema com a máxima delicadeza que ele merece. Há uma bicicleta com quatro câmeras voltadas para os pontos cardeais. Há um cinegrafista vertiginosamente montado num segway. E há uma câmera voltada para o rosto do ator Fernando Alves Pinto, que fez o percurso em 1h40 – um verdadeiro recorde para quem foi obrigado a carregar uma engenhoca de mais ou menos 5 kg.

Mas tudo isso é técnica. No final das contas, movidos pelas batidas do coração do ator dissolvido na massa de corredores, o documentário impeli para frente, para a linha de chegada, como se estivéssemos correndo juntos. Aí está a beleza de "São Silvestre": a de capturar uma multiplicidade de emoções em movimento.

Sobre Lina Chamie
Nascida na cidade, Lina Chamie vem percorrendo a sua geografia emocional em todos os filmes que dirigiu, usando para isso a música e a dura poesia das ruas, dos edifícios e da vida veloz de seus habitantes. Cada filme de Lina – de Tônica Dominante (2000) ao mais recente Os Amigos (2013) – é, de forma líquida e certa, uma homenagem à cidade que ela ama.

Serviço:
Pré-estreia do documentário "São Silvestre"
Data e horário: terça-feira (dias 21 de janeiro).
Local: Topázio Cinemas (Shopping Prado: Av. Washington Luis, 2480 - Campinas / SP).
Entrada: gratuita, mediante retirada de ingressos, a partir desta sexta-feira, dia 17/01, das 14h às 21h, na bilheteria do cinema.
Informações: www.cpflcultura.com.br / 19 3756-8000

Tags: