Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Dicas para garantir a segurança durante podas de árvores e pinturas residenciais

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   05/05/2020

Com mais pessoas em casa, número de acidentes com rede elétrica pode aumentar sem os cuidados essenciais indicados pela campanha Guardião da Vida, da CPFL Energia

Campinas, 6 de maio de 2020. Com mais tempo em casa por conta da necessidade de distanciamento social neste período de pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão aproveitando o período para realizar pequenas obras em casa, pintura e até mesmo realizar a poda daquela árvore no jardim. Quer os serviços sejam feitos pelo próprio proprietário ou por profissionais contratados, é preciso estar atento às medidas de segurança.

“É muito importante planejar todo o trabalho e fazer o reconhecimento do local, determinando os tipos de máquinas e ferramentas adequadas, bem como as distâncias seguras da rede elétrica. Além disso, é imprescindível que os serviços sejam realizados respeitando as normas técnicas de segurança”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.

Em números. Um levantamento realizado pela CPFL mostra a importância deste tema. Somente em 2019, as concessionárias do Grupo CPFL nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul registraram dez acidentes envolvendo pintura ou poda. Do total, dois foram fatais e outros dois considerados graves.  

No primeiro quadrimestre deste ano, já foram registrados onze acidentes envolvendo atividades de pintura ou poda, dois deles fatais. No mesmo período de 2019, em toda a área de concessão do grupo, aconteceram dois acidentes, um de natureza leve e um grave.   

Mais segurança. Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL Energia iniciaram uma nova fase da campanha “Guardião da Vida”, que além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, traz também informações sobre os cuidados que se deve ter em relação a atividades próximas das redes elétricas. Confira abaixo dicas da campanha para prevenir e evitar acidentes durante serviços de podas e reformas domésticas e comerciais:

Podas de árvores:

1. Para evitar acidentes, não tente executar o serviço sempre que houver proximidade da árvore e/ ou seus galhos com a rede elétrica.

2. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, é possível solicitar através dos canais de atendimento da companhia uma avaliação técnica para verificar os reparos. 

3. Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento de sua distribuidora.

4. Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, utilize o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realize podas nessas condições.

5. A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. A CPFL realiza podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.

Pinturas residenciais:

6. Verifique se as ferramentas como pincéis, cabos extensores e outras ferramentas são adequadas ao uso e seguem as normas dos órgãos técnicos de segurança

7. Em caso de pintura externa, garanta que a distância da rede elétrica é segura antes de iniciar qualquer trabalho

8. Use sempre os equipamentos de proteção individual como luvas, botas, máscaras, capacetes e afins

9. Lembre-se de que não é necessário que se toque a rede para a formação de um arco elétrico e uma possível descarga, portanto, todo cuidado é importante

10. Redobre a atenção quando for trabalhar em lajes, telhados ou 2º e 3º pavimentos.​

Tags:
    Campinas; segurança; Em números; Guardião da Vida;