Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Debates com Laís Bodanzky, Maria Rita Kehl e concerto de música contemporânea são destaques da semana no Instituto CPFL

Escrito por:

Assessoria de Imprensa  12/09/2017


Campinas, 11 de setembro de 2017 - Um debate sobre Infância e novas configurações familiares, com a psicanalista e escritora Maria Rita Kehl, abre a programação da semana no Instituto CPFL nesta terça-feira 12/09, às 19h. O encontro, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no site, é parte da série “O tempo da infância e a infância dos nossos tempos” do Café Filosófico CPFL, que aconteceu em junho, e foi reagendada.

Na palestra, Maria Rita Kehl pretende mostrar como as configurações familiares passam por transformações ao longo de cada época, exigindo modificações de sua inscrição jurídica. Segundo ela, as famílias tentaculares da atualidade produzem novas questões às crianças que devem ser escutadas considerando, ao mesmo tempo, que o tradicionalismo parental nunca foi garantia de saúde psíquica.

Ainda nesta semana, na sexta-feira, 15/09, também às 19h, a série de setembro do Café Filosófico CPFL retoma a programação regular com um debate sobre Gênero, direito e cuidados, com a doutora em direito Adriana Vidal de Oliveira. No encontro, a especialista vai mostrar de que forma o compartilhamento da experiência da licença maternidade e paternidade no Brasil pode auxiliar na construção de novas relações de gênero, na medida em que ambos os genitores são responsáveis diretamente pelos cuidados da criança.

#cinecpfl

A semana marca ainda o início do novo ciclo temático da Mostra Cinema e Reflexão do Cine CPFL, que tem como enfoque a música no cinema e a curadoria do compositor Livio Tragtenberg. Na programação estão filmes de cineastas como Michelangelo Antonioni e Lars Von Trier que destacam músicas de Björk, Pink Floyd, David Bowie, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Paralamas do Sucesso. 

Na primeira sessão, na quarta-feira, 13/09, às 19h, será exibido o longa “Zabriskie Point” (“Zabriskie Point”, EUA, 1970, 113 min, 18 anos), de Antonioni – filme que ficou marcado por sua sequência final, na qual uma casa explode ao som de música do grupo Pink Floyd, revelando diversos objetos ícones do consumismo da classe média.

Na quinta-feira, 14/09, também às 19h, a Sessão do Realizador exibe “Como Nossos Pais” (Brasil, 2017, 102 min, 12 anos), com a presença da premiada diretora Laís Bodanzky (“Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade” e “As Melhores Coisas da Vida”. “Como Nossos Pais” foi o grande vencedor da mais recente edição do Festival de Cinema de Gramado, onde recebeu os prêmios de melhor filme, direção (Laís Bodanzky), atriz (Maria Ribeiro), ator (Paulo Vilhena), atriz coadjuvante (Clarisse Abujamra) e montagem (Rodrigo Menecucci). 

Após a sessão, a cineasta conversa com o público sobre o filme. (Confira o trailer https://www.youtube.com/watch?v=-_8t-3PG8Qk&feature=youtu.be)

#músicacontemporânea 

A programação tem sequência no sábado, 16/09, às 20h, com o concerto Música feita de poesia, com o pianista Rafael Andrade e a mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti, exemplos de sólida formação erudita que absorveram a tradição da canção de arte romântica europeia e lhe deram uma nova roupagem, sugerida pela influência da música popular e pelos textos de alguns dos nossos maiores poetas. (Confira a programação completa aqui http://bit.ly/2fcJ4VB)

A apresentação é parte da série Ciclo virtuoso: de Bach a Villa-Lobos (e vice-versa) e tem a curadoria do jornalista João Luiz Sampaio.

Com patrocínio da CPFL Energia, o projeto Música Contemporânea é incentivado pelo Proac-SP e realizado pela Livre Conteúdo e pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

#caféfilosófico na TV

Já no domingo, 17/09, a TV Cultura exibe às 21h o Café Filosófico CPFL inédito com o escritor moçambicano Mia Couto, autor de “Terra Sonâmbula”, e a mediação da jornalista Fernanda Mena. O programa foi gravado no dia 26/06 no Teatro Iguatemi Shopping (Campinas) em parceria com o ciclo de seminários Fronteiras do Pensamento e o Iguatemi Shopping Campinas.
Mais sobre a programação do Instituto CPFL em http://www.institutocpfl.org.br​

Tags:
    CPFL Energia; Instituto CPFL; Café Filosófico CPFL; Maria Rita Kehl