Campinas, 05 de junho de 2017 - O debate do Café Filosófico CPFL sobre “Infância e memória” com escritor Antonio Prata, colunista da Folha de S.Paulo, na sexta-feira, 09/06, às 19h, é o destaque da programação da semana do Instituto CPFL.
O encontro, o segundo da série “O tempo da infância e a infância de nossos tempos”, que tem a curadoria da psicóloga Julieta Jerusalinsky, é aberto ao público, em Campinas, e tem transmissão online pelo site (institutocpfl.org.br/aovivo/) e o Facebook do Instituto CPFL (https://www.facebook.com/institutocpfl/).
A ideia do debate, segundo o palestrante, é mostrar como a infância deixa marcas indeléveis a partir das quais cada um se torna quem é. Embora muitas delas caiam na amnésia infantil, diz, continuam vividas em nós.
“Fazer o exercício de recordar ajuda-nos a elaborar. Transmitir o vivido como uma experiência não idealizada à geração seguinte é decisivo para não condena-la a se repetir”, afirma. (Saiba mais sobre o debate em http://www.institutocpfl.org.br/evento/infancia-e-memoria-com-antonio-prata/)
A programação tem ainda concerto de música contemporânea e duas sessões gratuitas do Cine CPFL na Sala Umuarama do Instituto CPFL. Confira:
Cinema. Na quarta-feira, 07/06, às 19h, a Mostra Cinema e Reflexão, uma parceria do Instituto CPFL com a Associação do Audiovisual, exibe o documentário “Jogo de Cena” (Brasil, 2007, 103 min, livre), dirigido por Eduardo Coutinho. (Saiba mais sobre este filme em http://www.institutocpfl.org.br/evento/jogo-de-cena-de-eduardo-coutinho/)
“Estrelas Além do Tempo” (“Hidden Figures”, EUA, 2013, 127 min, livre), longa-metragem indicado em 2017 ao Oscar de melhor filme, melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro adaptado, ganha projeção na quinta-feira, 08/06, no mesmo horário, e também com entrada gratuita. (Saiba mais sobre este filme em http://www.institutocpfl.org.br/evento/estrelas-alem-do-tempo-de-theodore-melf/)
Os filmes fazem parte do ciclo temático do Cine CPFL sobre mulheres, e tem a curadoria da cineasta e apresentadora Marina Person.
Música Contemporânea. No sábado, 10/06, às 20h, Michelle Agnes Magalhães (compositora) e Lola Malique (violoncelista e cantora) propõem um diálogo com a poesia de Abdellatif Laâbi, escritor marroquino exilado na França, e uma interação com a plateia por meio de contos populares no concerto Ouvido Suspenso.
Almejando a criação de um espaço de expressão entre palavra e música, a apresentação mescla contos e poesia, gestos instrumentais, dispositivos eletrônicos e canto no contexto de criação musical atual (saiba mais em http://www.institutocpfl.org.br/evento/ouvido-suspenso-com-michelle-agnes-e-lola-malique/).
Mais informações sobre a programação em institutocpfl.org.br/