Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Daniel Marrocos assume a presidência da CPFL Brasil

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   20/02/2017

Campinas, 21 de fevereiro de 2017 – O engenheiro eletricista Daniel Marrocos Camposilvan foi nomeado o novo diretor-presidente da CPFL Brasil, comercializadora de energia elétrica da CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro. O executivo assume o cargo após ocupar a posição de forma interina desde maio de 2015. 

Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e com mestrado em mercados de energia pela mesma instituição, Marrocos tem 17 anos de experiência no setor elétrico, com passagem anterior pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O executivo tem MBA em agronegócio com ênfase em avaliação de projetos de cogeração de energia, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), e pós-graduação em inovação, pela HSM. 

Desde 2007 na CPFL Energia, Marrocos foi trader na Mesa de Comercialização de energia e gerente de Inteligência de Mercado da CPFL Brasil. Posteriormente, assimiu o cargo de diretor de Mercado da comercializadora, acumulando as funções com a de diretor-presidente interino desde maio de 2015.

A escolha de Marrocos está em linha com o plano de sucessão do Grupo CPFL Energia, de acordo com as melhores práticas de governança do mercado.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Tags:
    CPFL Brasil; Daniel Marrocos; comercialização de energia; CPFL Energia; recursos humanos; plano de sucessão