Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

“Criatividade em tempos de crise” é o tema do Café Filosófico CPFL de maio

Escrito por:

Asssessoria de Imprensa   04/05/2016


Campinas, 05 de maio de 2016 - Como ser criativo em um momento de crise? Como fazer face aos desafios de um mundo cada vez mais ágil e exigente? As perguntas serão levantadas por três especialistas durante o Café Filosófico CPFL de maio sobre “Criatividade em tempos de crise”.

Com a curadoria do filósofo e psicanalista André Martins, o módulo pretende aprofundar a compreensão sobre o conceito de criatividade e seus desafios de uma forma clara e motivadora. Os encontros têm entrada gratuita, em Campinas (SP), e transmissão ao vivo no site institutocpfl.org.br/cultura/aovivo

“Muitos autores pensaram a criatividade, buscando entender sua natureza, sua gênese, as condições de seu desenvolvimento maior ou menor, seu papel social, sua importância para a vida em geral. Notadamente, Winnicott a tematizou com sua teoria psicanalítica do brincar, enquanto na filosofia seguramente Spinoza e Nietzsche trouxeram preciosas contribuições para sua compreensão. Muitos filmes, relatos literários e autobiográficos a descrevem”, diz Martins.

No primeiro encontro da série, na próxima sexta-feira, 06/05, às 19h, o psicanalista e cientista político Carlos Alberto Plastino, fala sobre a criatividade como característica fundamental da natureza humana e a crise da contemporaneidade. 

Segundo Plastino, a descoberta do inconsciente por Freud mudou de raiz a concepção antropológica elaborada por Descartes, ensejando profundas consequências no campo do conhecimento. 
“Posteriormente, a obra de Winnicott tornou evidente que a criatividade constitui uma característica fundamental e fundante do humano, tornando claro que a historicidade – por oposição ao determinismo – se constitui num dos aspectos da crise de paradigma em curso na contemporaneidade, esta incluindo, como ponto central, a crise do imaginário patriarcal.”

Rodrigo Cebrian, músico e diretor da TV Globo, fala sobre as relações entre criatividade e desglobalização no encontro do dia 13/05.

André Martins encerra o módulo no dia 20/05 com um debate sobre “A criatividade transformadora: expressão de uma força vital”.

Mais informações sobre o módulo em http://migre.me/tG0TC
 
Sobre o Café Filosófico CPFL

O Café Filosófico CPFL é uma série de debates organizados pelo Instituto CPFL nos quais são abordados os anseios e angústias dos indivíduos na sociedade contemporânea. O ponto de partida para se pensar o contemporâneo são as pessoas e seus afetos; os comportamentos, angústias e ansiedades nas relações mais próximas de cada um. As referências teóricas fundamentais estão na psicanálise e na filosofia. Os debates, abertos ao público, são gravados em Campinas, disponibilizados gratuitamente no site http://www.institutocpfl.org.br/cultura e no aplicativo e, posteriormente, editados e exibidos pela TV Cultura.

Em dez anos de atividades, o projeto audiovisual reuniu alguns dos principais pensadores do país e do mundo para debater algumas das questões centrais dos indivíduos na sociedade contemporânea.

Serviço

“Criatividade em tempos de crise” – Café Filosófico CPFL 

Local: instituto cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
Datas: 06, 13 e 20 de maio de 2016
Horário: 19h;
Capacidade: 180 lugares;
Classificação etária: 14 anos;
Transmissão online pelo http://www.institutocpfl.org.br/cultura/aovivo
Detalhes: entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas (lotação da capacidade da sala)

Tags:
    CPFL Energia; Instituto CPFL; setor elétrico; cultura; café filosófico