Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Sul Paulista investe mais de R$ 5,8 milhões no sistema elétrico de Itapetininga em 2015

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   14/02/2016

​Investimentos foram destinados à expansão e manutenção do sistema elétrico

Itapetininga, 15 de fevereiro de 2016 – A CPFL Sul Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que fornece energia para aproximadamente 80 mil clientes em cinco municípios no Estado de São Paulo, investiu R$ 5,8 milhões na manutenção e expansão das redes elétricas primária e secundária de Itapetininga em 2015, tornando mais robusto, seguro e confiável o sistema local e melhorando o nível de conforto de seus 58.527 mil consumidores na cidade.

Do montante investido pela concessionária no município, cerca de R$ 4,6 milhões foram destinados aos projetos que viabilizam a expansão do consumo de energia, crescimento do mercado e melhorias na qualidade do serviço fornecido, por meio da ampliação da capacidade de subestações e linhas de transmissão na região, substituição e instalação de novos equipamentos. Outros R$ 321,9 mil foram aplicados pela companhia em projetos de atendimento ao cliente, com destaque para a regularização de ligações clandestinas, de clientes residenciais e comerciais de baixa tensão.

A CPFL Sul Paulista destinou também mais R$ 763,5 mil na manutenção da rede elétrica da cidade. Realizadas de forma preventiva, as manutenções visam não só a melhoria da qualidade dos serviços, aumentando a confiabilidade do sistema, como também reforçar o sistema para enfrentar o ciclo de tempestades que se concentram com a chegada do verão, uma vez que a malha de distribuição se torna menos suscetível a interferências externas.

O município de Itapetininga também recebeu investimentos em novas tecnologias para melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela CPFL Sul Paulista. As chamadas redes inteligentes, ou smart grids, prometem uma verdadeira revolução no relacionamento entre a distribuidora e os seus clientes, inclusive os residenciais, trazendo mais rapidez e qualidade e ampliando o volume de informações disponíveis sobre a rede elétrica, que hoje não são acessíveis com as atuais redes analógicas.  

Apostando no futuro, a empresa investiu R$ 302 mil na implantação de 168 medidores inteligentes em Itapetininga, que irão transmitir informações on-line sobre o consumo de clientes industriais para o Centro de Inteligente de Medição (CIM), em Campinas. Em outra frente dessa tecnologia, foram aportados R$ 690 mil na instalação de 23 chaves telecomandadas, que recuperam o sistema automaticamente e reestabelecem o fornecimento de energia sem a intervenção humana. 

Na região de Itapetininga, os municípios que também são atendidos pela CPFL Sul Paulista e que receberam investimentos foram São Miguel Arcanjo, com R$ 2,5 milhões, Guareí, com R$ 1,191 milhão, Sarapuí, com R$ 797,7 mil e Alambari, com R$ 308,4 mil.

Eficiência Energética

Com o objetivo de promover o consumo consciente e eficiente de energia elétrica, 81 famílias com baixo poder aquisitivo em Itapetininga, que possuem o documento NIS (Número de Identificação Social) e estão com o pagamento de contas de energia em dia, foram contemplados com o projeto Comunidades Eficientes do Programa de Eficiência Energética da CPFL Sul Paulista.

Com o investimento de R$ 182,6 mil, a instalação de 81 aquecedores solares economizou em 2015, 61,5 MWh/ano, energia suficiente para abastecer, aproximadamente, 25 clientes residenciais com consumo médio de 200 KWh mensais, pelo período de um mês. A iniciativa também evitou a emissão de 7,6 toneladas de CO2. Para efeito de comparação, essa quantidade de dióxido de carbono representa o mesmo que o plantio de 45 novas árvores.

Os recursos do programa de Eficiência Energética provêm do valor arrecadado nas contas de energia elétrica. Essa verba volta para a sociedade por meio de projetos que buscam tornar mais consciente a relação das pessoas com a energia elétrica, fazendo com que os recursos sejam utilizados com responsabilidade.

Índices de qualidade no fornecimento de energia elétrica

Fruto dos investimentos em todas as cidades de sua área de atuação, a CPFL Sul Paulista possui um dos menores índices de duração (DEC) e frequência (FEC) de interrupções de fornecimento de energia do Brasil entre as grandes distribuidoras, segundo o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O DEC, índice que representa a média do tempo que o cliente da CPFL Sul Paulista ficou sem energia durante o período de um ano, foi de 9,69 horas em 2014, enquanto o FEC, índice que mede a frequência de interrupções no fornecimento, em média, por cliente, foi de 7,02 vezes em 2014. A média brasileira, em 2014, foi de um DEC de 14,58 horas e um FEC de 11,77 vezes.

É importante destacar que cerca de 2/3 do tempo em que falta energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (com quedas de árvores), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores, além de furtos de cabos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes, e organizados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede elétrica. O desabastecimento causado por fatores externos é inerente ao modelo de rede elétrica existente no Brasil. 

As tecnologias de rede aérea empregadas pela CPFL e em diversos países são confiáveis e eficientes, além de ter um custo acessível que impacta menos na tarifa do que uma rede de tecnologia diferenciada, como redes subterrâneas, que chegam a ser mais caras e recomendadas para localidades como condomínio e locais de grande incidência populacional. Nas áreas rurais, de difícil acesso para os veículos das equipes, ou que necessitam de execução de obras o operações complexas, como substituição de postes e remoção de árvores de grande porte, podem levar mais tempo para que a energia seja restabelecida. 

Canais de atendimento ao cliente CPFL Sul Paulista:
Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
Agência Virtual: www.cpfl.com.br
App CPFL & VC, disponível para IOS, Android e Windows Phone
SMS: enviar para 26804 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento)
Contact Center: 0800 774 4450 (ligação gratuita)
Agências de atendimentos: 

ITAPETININGA

Rua Eugenio Pereira Pinto Nº 380

Bairro: Jd Moradas do Sol          

Horário de atendimento: 08h00 às 16:00

GUAREI

Rua Capitão Antonio A da Rocha Nº 395

Bairro: Centro

Horário de atendimento: 08h00 às 12:00

SAO MIGUEL ARCANJO

Rua Nestor Fogaça Nº 700

Bairro: Centro

Horário de atendimento: 08h00 às 12:00 13:00 às 17:00

 

SARAPUI

Avenida Alexandre Chauar Nº 240

Bairro: Centro

Horário de atendimento: 08h00 às 12:00

 


​Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Tags:
    investimentos; itapetininga; melhorias elétricas;