Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Serviços instala pontos de Iluminação Pública com tecnologia LED no Aeroporto Internacional de Viracopos

Escrito por:

CPFL Imprensa   27/06/2013

​Projeto contratado pela concessionária responsável pelo terminal aéreo visa economizar energia consumida e reduzir custos de manutenção. 

A CPFL Serviços concluiu a instalação dos primeiros pontos de Iluminação Pública com tecnologia LED (da sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz) no município de Campinas. Foram instalados 63 pontos em dois quilômetros da rodovia que dá acesso ao aeroporto Internacional de Viracopos, um dos mais importantes terminais aéreos do estado de São Paulo.   

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, cliente da CPFL Serviços, inaugurou a obra nesta quinta-feira (27/06).  O investimento da concessionária foi motivado pela economia no consumo de energia elétrica e redução dos custos de manutenção proporcionada pela tecnologia LED.  

As lâmpadas LED são, em média, de 50% mais caras do que as unidades convencionais de vapor de sódio, comumente utilizadas em pontos de iluminação pública. No entanto, a lâmpada LED tem durabilidade de 65 mil horas, contra 10 mil horas das lâmpadas convencionais. A tecnologia implantada pela CPFL Serviços também consome cerca de quatro vezes menos energia elétrica, além de reduzir emissão de dióxido de carbono na atmosfera. “Esta ainda é uma tecnologia com custo maior que a tecnologia tradicional, no entanto, com o tempo e com o ganho de escala pelas novas instalações, tende a diminuir e se consolidar uma alterativa cada vez mais viável, além de mais vantajosa”, comenta Rubens Bruncek Ferreira, presidente da CPFL Serviços.   

Além do projeto de Iluminação Pública com tecnologia LED, o contrato com concessionária Aeroportos Brasil Viracopos também prevê a construção e instalação de Subestação de alta tensão, 88-138/11,9 kV – 2 transformadores de 20/25 MVA; Linha de Transmissão Aérea em circuito duplo 138 kV, com extensão de 3.1 km e Usina de energia elétrica de 12,5 MVA back-up.  

Portfólio 

A CPFL Serviços já entregou mais de 60 obras de subestações de alta tensão, de potência superior a 2.000 MVA e instalou mais de 350 quilômetros de linhas de transmissão, além de 400km de redes de distribuição aéreas e subterrâneas em projetos para distribuidoras de energia elétrica e outros clientes. A empresa, que pertence ao grupo CPFL Energia, fornece soluções completas para indústria, comércio e concessionárias. Serviços: projeto e construção de subestações, em média e alta tensão, linhas de transmissão e redes de distribuição aéreas e subterrâneas; recuperação e fabricação de equipamentos elétricos (transformadores, painéis, chaves, etc.); energia solar; manutenção em média e alta tensão, inclusive linha viva; iluminação pública e ornamental; climatização, cogeração, geração na ponta e backup. 

Mais informações sobre a CPFL Serviços:  www.solucoescpfl.com.br

Tags: